A equipe da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM) prendeu, na noite desta segunda-feira (21/4), Diego Antônio da Cruz de Melo, de 39 anos, após ele assaltar uma passageira dentro de um ônibus da linha 640, nas proximidades do Hemoam, na avenida Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus.
Segundo informações, Diego entrou no coletivo e sentou-se ao lado da vítima, uma mulher de 43 anos, em seguida, armado com um revólver calibre 32, anunciou o assalto. Ele exigiu que a vítima entregasse o anel e o celular, ameaçando-a para que não chamasse a atenção. Após guardar a arma, a mulher reagiu e lutou com o suspeito, o que chamou a atenção dos demais passageiros. Apesar da movimentação, ninguém ajudou diretamente durante a luta.
Diego conseguiu descer do ônibus, mas a vítima não desistiu: com a ajuda de motociclistas, ela foi atrás de uma viatura da ROCAM. Policiais que patrulhavam a área foram alertados e conseguiram localizar o suspeito. Durante a abordagem, ele não reagiu e confessou o crime, alegando que roubou “por necessidade”.
Leia mais:
Criança de 10 anos vai sozinha à delegacia e denuncia professor por estupro, no Amazonas
Servidor da Prefeitura de Parintins, fotógrafo é preso suspeito de estupro de vulnerável
O cabo Eric Leão, da ROCAM, relatou que a equipe conseguiu recuperar o celular da vítima e apreender a arma usada no crime.
“Quando abordamos, ele já estava com o celular da vítima na mão e outro celular no bolso”, explicou o policial.

A passageira, que preferiu não ser identificada, contou que não lutou pelos bens materiais, mas pela indignação diante da situação. Ela ainda destacou que sabia que a arma era verdadeira e carregada, mas agiu no impulso.
“Na hora eu vi que ele guardou a arma e fui para cima. Não foi pelo celular, foi pela situação em si”, relatou.
A ROCAM reforça que a população pode colaborar com denúncias pelo WhatsApp (92) 9280-7574. Todas as informações serão mantidas em sigilo.
O suspeito foi conduzido para o 1º Distrito Integrado de Polícia (1º DIP), onde permanece à disposição da Justiça.