A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), deflagrou a Operação Tupinambarana, na manhã desta segunda-feira (07).
Veja também:
Quarteto é preso por desvio de R$ 650 mil reais em posto de gasolina
Na ação policial foram cumpridos mandados de prisões em nome de Fernando César Pontes Maia, de 63 anos, e Sebastião Pereira Barros Neto, de 56 anos, pelos crimes de organização criminosa, roubo e receptação.
Segundo informações do delegado Adilson Cunha, titular da DIP, no dia 28 de janeiro, em Parintins, os infratores subtraíram cerca de 100 mil litros de combustíveis da balsa.
“Na ocasião, os indivíduos mantiveram cinco tripulantes reféns, além de subtraírem uma lancha e outros pertences. A ação criminosa durou 12 horas, ocasião em que as vítimas foram liberadas”, explicou o delegado.
Durante a operação, os policiais ainda conseguiram recuperar 90 mil litros de gasolina, que tinha sido roubado pelos suspeitos.
Na ação as autoridades foram recebidas com disparos de arma de fogo por um terceiro envolvido na ação criminosa, Francisco Silva Caldeira, conhecido como “Chiquinho”, que tinha 31 anos.
As equipes revidaram e Chiquinho foi atingindo. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e foi óbito.
Fernando e Sebastião irão responder por organização criminosa, roubo e receptação.