Pelo menos um pedófilo é preso por dia no Amazonas, é o que revelou o delegado Paulo Mavignier, diretor da Polícia Civil no Interior (DPCI), nesta segunda-feira (24/02), em entrevista exclusiva ao programa Lomittas Tá On, da Rede Onda Digital.
“Então hoje, Paloma, nós temos um nível de prisões assustador porque nós prendemos um pedófilo no interior por dia. (…) Às vezes tem uma pessoa lá no interior bem distante que ele acha que aquilo ali não vai dar em nada, ele tá acostumado a ver uma história de um cara, de um vizinho que estupra uma criança e ele ‘ah, isso não dá em nada, não tem nem polícia aqui’. Mas, a gente vai lá”, declarou o delegado.
Veja o vídeo:
🚨 Polícia prende 1 pedófilo por dia no Amazonas, diz delegado pic.twitter.com/CzLOQ2x41K
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 24, 2025
Leia mais:
VÍDEO: Criminoso finge ser cliente e assalta loja de celulares no interior do Amazonas
Adolescente filmava estupros de enteados de 3, 12 e 14 anos em Manaus
O diretor do DPCI afirmou que não há explosão de casos de estupro no Amazonas, e sim as subnotificações, já que os crimes não chegavam ao conhecimento da polícia e, agora, os criminosos são presos.
Além disso, Paulo Mavignier explicou que os casos vão aumentar ainda mais no decorrer deste ano. Segundo ele, a polícia trabalha com campanhas de conscientização, principalmente, em escolas para que as crianças e adolescentes identifiquem quando estão sendo abusadas e denunciem.
A mãe não fiscaliza, e o pai está estuprando
Veja o vídeo:
❌ A mãe não fiscaliza, e o pai está estuprando pic.twitter.com/m31uLJfFFJ
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 24, 2025
O delegado Paulo Mavignier ainda aproveitou para fazer um apelo aos pais. Ele pediu que a mãe e o pai de crianças e adolescentes sejam mais atentos e fiscalizem um ao outro para evitar os crimes, que em sua maioria, ocorrem no seio familiar.
Mais de 350 prisões em 2024

Com o aumento das denúncias e o fortalecimento de operações especializadas, a Polícia Civil prendeu 358 suspeitos por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em 2024. As prisões foram efetuadas pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Departamento de Polícia do Interior (DPI), reforçando o trabalho investigativo e ampliando as ações de conscientização no estado.
Das 358 prisões efetuadas, 201 foram resultado das ações da Depca, enquanto as outras 157 foram no interior, por meio do trabalho do DPI. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também houve um aumento de 47% nas denúncias de estupro de vulnerável em 2024. De janeiro a dezembro, foram registradas 1.552 vítimas.
Orientação e denúncia
A Depca orienta que, além de fazer a denúncia, é fundamental adotar medidas preventivas para proteger crianças e adolescentes. A delegada titular, Juliana Tuma, destaca a importância de manter um diálogo constante com as crianças e adolescentes.
“Os pais precisam fazer uma vigilância constante, o monitoramento. E quando falamos de monitoramento, é importante perguntar: Se meu filho está sozinho em uma praça, em uma área pública, ele está sozinho na internet e o que ele está consumindo? São crianças completamente soltas no mundo da internet, que é um ambiente totalmente perigoso. E sempre perguntamos aos pais: Você deixaria seu filho sozinho em uma praça às 3h da madrugada? Então, por que deixa ele sozinho na internet?”, explicou.
A Polícia Civil também reforça a importância da colaboração da sociedade no combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual deve ser denunciada pelos canais oficiais, como o Disque 100, 190, 181 e as delegacias da área.