Em uma nova ofensiva contra o desmatamento ilegal na Amazônia, a Polícia Federal (PF) deflagrou na última quinta-feira (26/09) a ‘Operação Ignis’, no sul do Amazonas. A ação resultou na prisão de um indivíduo e na apreensão de um arsenal utilizado para destruir 250 hectares de floresta nativa nos municípios de Boca do Acre e Lábrea. A operação, que contou com o apoio da Força Nacional, desarticulou uma estrutura criminosa especializada em desmatamento e queimadas ilegais na região.
Durante as buscas em uma propriedade na Gleba Pública Federal Bom Lugar, os agentes encontraram diversas evidências da atividade criminosa, como motosserras, galões de combustível e armas de fogo. A presença desses materiais indica que o local servia como base para a organização de expedições de desmatamento, que utilizavam o fogo para acelerar a degradação da floresta. A ação criminosa coloca em risco a biodiversidade da região e contribui para o agravamento das mudanças climáticas.
Leia Mais:
VÍDEO: Motorista tem carro destruído após acidente na zona sul de Manaus
VÍDEO: Para escapar de ataque, homem morde sucuri no Pará
A Operação Ignis faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas, reforçando o compromisso das autoridades em combater os ilícitos praticados na Amazônia. As ações conjuntas realizadas entre a Polícia Federal, Força Nacional e órgãos ambientais são fundamentais para garantir a preservação do bioma e a responsabilização de quem participa de sua devastação.
Com informações da assessoria