Nessa quinta-feira (25/07), um policial militar foi condenado a 28 anos de prisão e à perda do cargo pela morte de um adolescente durante uma operação em 2018. Outros dois policiais militares foram absolvidos do crime ao final do julgamento.
O crime aconteceu durante uma ação policial, no dia 25 de outubro de 2018, no bairro Santo Agostinho. Na época, as investigações apontaram que os policiais tentaram forjar a cena do crime colocando um revólver em posse do adolescente.
Familiares do adolescente, que na época do assassinato tinha 15 anos, estavam presentes para acompanhar o júri. Em frente ao Fórum Ministro Henoch Reis, Zona Centro-Sul da capital, eles seguravam cartazes pedindo justiça.
Saiba mais:
Empresário é preso por manter blogueira em cativeiro em Manaus
Relembre o caso
Hering Oliveira morreu após ser atingido por um tiro nas costas, no bairro Santo Antônio, no dia 25 de outubro de 2018. Na época, os PMs chegaram a relatar que foram recebidos a tiros no local durante uma ação.
No entanto, moradores da região informaram que o adolescente foi morto pelos policiais que se aproximaram do grupo já disparando tiros.
Durante a ação, o adolescente tentou fugir, mas foi atingido. Mesmo ferido, ele conseguiu pular o muro da Mini Vila Olímpica, onde percorreu alguns metros e caiu. Hering chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Posteriormente, as investigações apontaram que os policiais tentaram forjar a cena do crime. A versão foi contestada com a apresentação do laudo balístico que concluiu que não tinha vestígios de pólvora nas mãos do adolescente.
Ainda de acordo com polícia, as imagens e áudios obtidos das viaturas policiais foram fundamentais para fechar a investigação.
Com informações do G1