Fux é diagnosticado com pneumonia e pode participar virtualmente da abertura do Judiciário

(Foto: Rosinei Coutinho/STF)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, foi diagnosticado com pneumonia causada pelo vírus influenza, informou a Corte. Em razão do quadro de saúde, o magistrado pode não comparecer presencialmente à sessão solene de abertura do ano judiciário, marcada para a próxima segunda-feira (2), havendo a possibilidade de participação por meio virtual.
A cerimônia marca o início das atividades regulares do STF e contará com o discurso do presidente da Corte, Edson Fachin. Também são esperadas autoridades dos demais Poderes, como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, além de membros do Judiciário.
Retomada dos julgamentos
A partir de quarta-feira (4), o STF deve retomar os julgamentos no plenário, com sessões previstas para terça a quinta-feira. Entre os processos em pauta estão as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6310 e 6293, que questionam resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estabelecem limites ao uso de redes sociais por magistrados.
O retorno das atividades ocorre após um recesso considerado turbulento, com o tema das redes sociais ganhando destaque no debate sobre o Judiciário. A eventual participação remota de Fux deve ser acompanhada com atenção por integrantes da Corte e observadores do cenário político, diante da relevância dos temas que entram em discussão nesta retomada.
Leia mais em Política

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata, informa boletim médico

TSE terá tradução em línguas indígenas em audiências sobre as Eleições 2026

Wilson Lima entrega mil títulos definitivos de propriedades na zona norte de Manaus

Alexandre de Moraes autoriza Nikolas Ferreira e outros parlamentares a visitar Jair Bolsonaro na Papuda

Projeto prevê licença remunerada de até 15 dias para trabalhador cuidar de familiar doente

