As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Caso Viviane: Pistoleiro que matou técnica de enfermagem é suspeito de tentar matar ex-prefeito de Coari

O homem foi condenado a mais de 33 anos de reclusão em regime fechado
Caso Viviane: Pistoleiro que matou técnica de enfermagem é suspeito de tentar matar ex-prefeito de Coari

Foto: Divulgação

“Francisco se passava por funcionário público, portando documentos falsos, e extorquia as vítimas. Ele também é apontado como um dos possíveis autores da tentativa de assassinato do ex-prefeito de Coari, Arnaldo Mitoso. Trata-se de um indivíduo extremamente perigoso, que estava em liberdade”, revelou o delegado Adanor Porto, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Francisco de Almeida, de 49 anos, foi preso nesta terça-feira (09/09) após ser condenado a 33 anos, nove meses e 19 dias de reclusão em regime fechado pelo homicídio da técnica de enfermagem, Viviane Costa de Castro, de 36 anos, ocorrido em maio de 2013. A prisão aconteceu na rua Peruíbe, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.


Leia mais

Soldado reformado da PM é preso em Manaus por assassinato de técnica de enfermagem

Caso Viviane: Ex-noivo e pistoleiro são procurados por morte de técnica de enfermagem em Manaus


Prisão

Conforme o delegado Adanor Porto, a equipe da DEHS vinha conduzindo as investigações de maneira minuciosa para localizar o autor. Francisco teve sua imagem divulgada pela Polícia Civil como procurado e, na data de ontem, passou a ser monitorado pelos agentes, que obtiveram informações sobre seu paradeiro.

O crime

“O crime causou indignação e comoção na sociedade na época, devido à forma brutal e covarde com que a vítima foi assassinada. A ação foi executada a mando do ex-companheiro de Viviane, Alesson Pessoa Mota, de 36 anos, que, na época dos fatos, não aceitava o fim do relacionamento. Além disso, foi constatado que, no ano anterior, em junho de 2012, ela havia sofrido uma tentativa de homicídio com as mesmas características de sua morte”, informou Adanor Porto.

Segundo o delegado, quase um ano depois, em maio de 2013, Alesson encomendou novamente a morte de Viviane e, desta vez, Francisco conseguiu atingir seu objetivo. Ele atirou na vítima à queima-roupa, consumando o assassinato. Foi confirmado que Francisco é apontado em outras investigações como integrante de um grupo criminoso envolvido em crimes de extorsão na capital.