
PF destrói 8 mil pés de maconha em área de mata no Amazonas
A Polícia Federal (PF) destruiu 8 mil pés de maconha durante a Operação Alvorada Verde em área de mata fechada, na terça-feira (26/08), nas regiões do rio Abacaxis, em Nova Olinda do Norte e do rio Curuçá, em Maués, no interior do Amazonas.
A ação teve o objetivo de confirmar informações sobre o cultivo ilícito de maconha e combater o tráfico de drogas em áreas remotas do interior do Amazonas.
As investigações tiveram início a partir de denúncias que indicavam a existência de plantações de maconha nas localidades. A operação teve caráter preventivo e repressivo direto, voltado à eliminação dos cultivos ilegais.
Leia mais:
PF prende passageiro com mais de 15kg de maconha em mala no Aeroporto de Manaus
Jovem de 22 anos é preso por roubo e tráfico de drogas na zona Leste de Manaus
Operação Alvorada Verde
A Operação Alvorada Verde é simbólica e estratégica: trata-se da primeira ação de erradicação na região após anos, ocorrendo em uma área historicamente sensível, palco de conflitos. Além disso, foi a primeira operação com o uso do novo helicóptero da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal e com apoio da nova base de aviação da PF no estado do Amazonas.
A Polícia Federal destaca que essas atividades criminosas colocam em risco comunidades ribeirinhas, indígenas e outros grupos em situação de vulnerabilidade social que vivem nas proximidades das áreas de plantio, muitas vezes expostos a situações de violência, coação e degradação ambiental.
A operação contou com o apoio do CENSIPAM, FUNAI, ICMBio, IBAMA e a Força Nacional, cujas atuações integradas reforçam a proteção ambiental, o respeito aos direitos dos povos indígenas e o enfrentamento aos crimes praticados em áreas sensíveis da Amazônia.
