PF mira núcleo logístico e financeiro do tráfico de drogas no Amazonas

Foto: Divulgação
Quatro pessoas foram presas preventivamente nesta terça-feira (20) durante uma operação da Polícia Federal contra uma estrutura criminosa ligada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro no Amazonas. A ação, batizada de Operação Ruptura, ocorreu em Manaus, Santo Antônio do Içá e Tonantins.
Além das prisões, a Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Nos locais, foram recolhidos equipamentos eletrônicos, mídias digitais e documentos, que serão analisados no curso da investigação.
Veja o vídeo:
Leia mais
Drogas avaliadas em R$ 240 mil são apreendidas em barco no Amazonas
Vídeo mostra confissão de homem sobre ‘arrocho’ de drogas antes de ser morto pelo CV
A operação é um desdobramento da Operação Linhagem, iniciada em 2023, e resultou na identificação de uma ramificação autônoma de uma organização criminosa que atuava de forma estruturada no tráfico de drogas, associação para o tráfico e ocultação de recursos ilícitos.
De acordo com as apurações, os suspeitos exerciam funções distintas dentro do esquema, como negociação de entorpecentes, coordenação logística, fornecimento de drogas e uso de empresas de fachada para movimentar e disfarçar dinheiro de origem criminosa.
A investigação aponta ainda que o grupo atuava principalmente no tráfico de cocaína e maconha do tipo skunk, utilizando vias fluviais e articulações regionais para o transporte e a distribuição das drogas no estado.






