As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Perito é liberado após negar envolvimento com esquema de extorsão em Manaus

Perito é liberado após negar envolvimento com esquema de extorsão em Manaus

Foto: Rede Onda Digital

Um dos alvos da Operação Militia, deflagrada na manhã desta terça-feira (29/7) pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), foi liberado poucas horas após ser preso. Trata-se de um perito da Polícia Civil que havia assumido o cargo há pouco mais de um mês. O nome do servidor não foi divulgado pelas autoridades.

Segundo informações repassadas pela Polícia Civil, após prestar depoimento, foi constatado que não havia elementos suficientes para justificar sua permanência preso, nem mesmo de forma temporária. As investigações apontam que uma conta digital, registrada na plataforma PagSeguro e vinculada ao CPF do perito, teria sido utilizada para o recebimento de valores provenientes de extorsão.


Saiba mais: 

Policiais envolvidos em milícia sequestravam criminosos e exigiam pagamento de resgate em Manaus

Policiais são presos suspeitos de integrar milícia envolvida em roubo e extorsão em Manaus


Durante o interrogatório, o perito negou qualquer envolvimento e alegou desconhecer a existência da conta em seu nome. A Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), responsável pela operação, avaliou as informações e, diante da ausência de provas mais robustas, optou por não manter a prisão.

A Operação Militia teve como objetivo desarticular um suposto esquema criminoso envolvendo agentes públicos, especialmente, policiais militares. Ao todo, nove pessoas foram presas, entre elas quatro policiais da Força Tática e outros PMs lotados em Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) da capital

NOTA DE ESCLARECIMENTO – OPERAÇÃO MILITIA

A 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública esclarece que, no contexto da OPERAÇÃO MILITIA, deflagrada na manhã desta terça-feira, 29 de julho de 2025, foi decretada uma prisão temporária.

A medida alcançou um perito da Polícia Civil, com o objetivo de garantir o isolamento em relação aos demais alvos, bem como viabilizar a apuração de movimentações financeiras realizadas com o uso de dados a ele vinculados, no contexto de uma das práticas extorsivas investigadas.

Desde o início, o Ministério Público considerou a hipótese de eventual inocorrência de dolo ou isenção por parte do perito e adotou todas as cautelas necessárias à preservação de sua imagem funcional. A medida teve, assim, natureza instrumental e foi empregada com a finalidade de resguardar a investigação contra vazamentos de informação e eventuais interferências entre agentes públicos.

Importa destacar que a postura colaborativa, serena e diligente do referido servidor foi fundamental para o rápido esclarecimento dos fatos. Sua atuação permitiu à equipe investigativa confirmar, em curto espaço de tempo, que seus dados haviam sido indevidamente utilizados por terceiros para fins ilícitos, reforçando uma das linhas de apuração já em andamento.

Por essa razão, o perito foi liberado ainda no início da tarde do mesmo dia, após contribuir ativamente para o avanço das investigações, reafirmando seu compromisso com a legalidade, a ética e a missão institucional da Polícia Judiciária.

A 60ª PROCEAPSP ressalta que o perito, longe de integrar o grupo criminoso investigado, foi vítima do esquema e tornou-se um importante colaborador da investigação, atuando com espírito público, responsabilidade e profissionalismo, ao lado daqueles que lutam pelo fortalecimento da segurança pública e pela responsabilização dos que dela se desviam.

Reitera-se, por fim, que a OPERAÇÃO MILITIA reafirma o compromisso do Ministério Público com a depuração dos quadros de segurança, ao mesmo tempo em que reconhece e exalta o trabalho probo dos inúmeros agentes da lei que honram suas funções com dedicação e integridade.

Armando Gurgel Maia
Promotor de Justiça – Titular da 60ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Proceapsp)