As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Operação Ybirá: PC-AM indicia nove pessoas por crimes ambientais e associação criminosa em Manaus

De acordo com a delegada Juliana Viga, da DEMA, o grupo invadiu uma área de preservação florestal no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus
Operação Ybirá: PC-AM indicia nove pessoas por crimes ambientais e associação criminosa em Manaus

(Foto: Divulgação)

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA), com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb/PMAM) e do Instituto de Criminalística (IC), deflagrou, nesta terça-feira (23/09), a Operação Ybirá e indiciou nove pessoas por crimes ambientais e associação criminosa.

De acordo com a delegada Juliana Viga, da DEMA, o grupo invadiu uma área de preservação florestal no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. Eles estavam sendo investigados pela equipe da delegacia pelos crimes de destruição de florestas nativas, desmatamento de floresta de preservação permanente, esbulho possessório e realização de loteamento sem autorização.

“Outros crimes que também são apurados são: impedir a regeneração natural de florestas, construção de estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores sem licença ou autorização legal, causar danos à unidade de conservação e associação criminosa.


Leia mais

PF visita comunidade em Manicoré após operação contra garimpo ilegal

Polícia divulga imagem de homem que se masturbou em sala de espera de UBS em Manaus


Com base em todas as provas colhidas durante as diligências investigativas, deflagramos a operação hoje”, informou Juliana Viga.

Segundo a delegada, no local, foram identificadas as nove lideranças da invasão e constatadas várias irregularidades, como o corte de árvores, perfuração de poços e construção de moradias em uma área inserida na Área de Proteção Ambiental (APA-Tarumã), sem qualquer autorização do poder público. Além disso, a invasão afetou uma área de preservação permanente localizada às margens de um igarapé.

A delegada acrescentou que, diante das evidências, todos foram conduzidos à delegacia. Na unidade, foram ouvidos em auto de qualificação e interrogatório, pois os crimes cometidos superam os crimes que podem ser apurados por Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), mas estão sendo apurados por Inquérito Policial (IP).

A operação é resultado de investigações em curso na DEMA, que buscam apurar condutas semelhantes em diversas áreas preservadas de Manaus, incluindo a rodovia BR-174.

“Foi constatado também que uma mesma organização criminosa atua em diversas áreas da cidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Já foram remetidos à Justiça 15 inquéritos relacionados ao grupo criminoso, e outros ainda estão em trâmite na Delegacia. Todos os envolvidos estão à disposição do Poder Judiciário”, concluiu a delegada.