Em continuidade aos trabalhos da Operação Virtude, uma idosa de 65 anos foi resgatada na quarta-feira (18), em condições de abandono em sua própria residência, no bairro Praça 14 de Janeiro, na zona Sul de Manaus.
O resgate foi realizado por policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI) e contou com apoio do Centro Integrado de Defesa da Pessoa Idosa (CIPID), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). As ações da Operação Virtude são articuladas nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Conforme a delegada Andrea Nascimento, titular da unidade especializada, as diligências iniciaram após recebimento de denúncias anônimas informando que a idosa encontrava-se em situação de abandono na própria residência, um local insalubre e inapropriado para moradia.
“Fomos ao local e, de imediato, constatamos a veracidade das informações relatadas, pois a vítima estava sozinha. Devido às condições encontradas, acionamos a Fundação Dr. Thomas, da Prefeitura de Manaus, para verificar a possível institucionalização da vítima. Uma equipe do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi), da Fundação, compareceu e nos informou que já realizam acompanhamento da vítima”, informou.
Segundo a autoridade policial, a idosa não queria sair de sua residência para ser institucionalizada, pois tinha receio de perder seu terreno, e por isso tinha o desejo de ser aconselhada juridicamente em relação a isso.
Saiba mais:
Em Parintins, idosa é resgatada em situação de abandono e negligência familiar
Homem é preso suspeito de estuprar enteadas em Manaus
“Depois de conversarmos com ela, a mesma aceitou a institucionalização e a levamos para a unidade especializada, para instaurar o procedimento criminal. Posteriormente, a idosa foi levada à Procuradoria Especial da Mulher – Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para atendimento jurídico, e, em seguida, para a Fundação Dr. Thomas”, disse.
A delegada salientou, ainda, que os familiares da idosa foram localizados e conduzidos à delegacia, onde foram ouvidos. Um Inquérito Policial (IP) foi instaurado para apurar os crimes de abandono e expor ao perigo a integridade e a saúde física ou psíquica do idoso, conforme os artigos 98 e 99 do Estatuto do Idoso.
Denúncias
A PC-AM destaca que qualquer denúncia de violação de direitos da pessoa idosa, pode ser feita anonimamente pelo Disque 100, dos Direitos Humanos.