Operação Shamar prende 7 homens por agressão a mulheres em Manaus e Barcelos

Foto: Divulgação
Durante a Operação Shamar, deflagrada sábado e domingo (30 e 31/08), sete homens foram presos por agressão a mulheres, em diferentes zonas de Manaus e no município de Barcelos, no interior do Amazonas. Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) e à 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).
As prisões fazem parte da Operação Shamar, iniciativa para o fortalecimento de ações ostensivas, repressivas e preventivas no enfrentamento à violência contra a mulher. As ações contam com o apoio de toda a rede de proteção, composta por órgãos das esferas estadual, municipal e federal, reforçando o compromisso do Estado com a defesa dos direitos e da integridade das mulheres.
Leia mais:
Suspeito é preso por tentar matar homem que recusou comprar bebidas alcoólicas em Amaturá
A Operação é coordenada em nível nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e será desencadeada durante todo o mês de agosto.
Ameaças à mãe
Por volta das 8h45 de sábado, na rua Joana D’arc, bairro Zumbi, zona leste, policiais militares da 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) prenderam um homem, de 38 anos, após ameaçar a própria mãe, uma idosa de 80 anos. Segundo a vítima, o filho ficou agressivo após ela não ter dado dinheiro a ele.
Tentativa de fuga
Ainda no sábado, por volta das 15h20, a equipe policial da 30ª Cicom atendeu uma ocorrência no bairro Jorge Teixeira, zona leste. Um homem de, 30 anos, foi preso, sob estado de agressividade, após arrombar portas, destruir móveis da vítima e tentar fugir da abordagem policial.
Ameaças de morte
Já à noite, às 21h20, policiais militares da 15ª Cicom realizavam patrulhamento na avenida Curaçao, bairro Nova Cidade, zona norte, quando foram acionados por uma mulher, de idade não informada, relatando que seu companheiro estava ameaçando ela de morte com uma barra de ferro.
Filho ameaça mãe com facão
Por volta das 22h, policiais militares da 1ª Cicom foram acionados, via Centro de Comunicações Policiais Militares (Cecopom), para atenderem uma ocorrência de violência doméstica, na rua Sátiro Dias, bairro São Francisco, zona sul da capital. No local, um homem, de 52 anos, foi preso após ameaçar com um facão, a própria mãe, de 70 anos.
Agressões
Durante a madrugada de domingo (31/08), duas novas ocorrências de violência doméstica foram registradas pela 30ª Cicom. Na primeira, os policiais militares prenderam um homem, de idade não informada, na rua Japiim, zona leste, após agredir a companheira.
A segunda, por volta de 1h, ocorreu na rua Algodão Roxo, bairro João Paulo, zona leste. Um jovem, de 21 anos, foi preso após agredir a namorada de, 19. Com ele, os policiais militares apreenderam um simulacro de arma de fogo.
Todos os supostos agressores foram encaminhados à DECCM.
No interior
Em Barcelos, policiais militares da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam, um homem, de 35 anos, na rua Dom Bosco, bairro São Sebastião . De acordo com a vítima, ele teria agredido ela e o padrasto após ter ingerido drogas e bebida alcóolica. O suspeito foi conduzido à 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar, imediatamente, ao tomar conhecimento da ação criminosa, por meio do disque denúncia 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
