Três homens foram presos nesta terça-feira (08/04) no município de Juruá, a 674 quilômetros de Manaus, durante a Operação Juros Altos, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com apoio da Polícia Militar (PMAM). Os detidos foram identificados como Allan Silva Sampaio, 38 anos; Antônio Raul Cabral Barrientos, 25; e Damácio Alexandre de Castro, 28.
Segundo o delegado Bruno Rafael, titular da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Juruá, a investigação teve início após comerciantes procurarem a delegacia denunciando ameaças de morte recebidas mesmo após quitarem empréstimos realizados com um dos envolvidos, Antônio Raul.
As vítimas relataram que, mesmo com os débitos pagos, continuavam sendo coagidas a pagar juros abusivos, sendo ameaçadas constantemente. Os investigadores apuraram que Allan e Damácio atuavam como cobradores, intimidando os devedores a mando de Antônio Raul.
Ainda de acordo com o delegado, foi identificado que parte das ameaças também era feita por meio de mensagens enviadas por um detento de Manaus, o qual utilizava seu acesso à comunicação para amedrontar os comerciantes locais.
Leia mais
VÍDEO: Motociclista fica imprensado entre 2 carros em acidente em Manaus
Durante o curso das investigações, a polícia descobriu que os empréstimos oferecidos eram financiados com recursos oriundos do tráfico de drogas, e que o grupo utilizava o nome de uma facção criminosa para impor medo às vítimas. Antônio Raul foi apontado como líder do esquema criminoso na região.
Com base nos indícios, a PC-AM solicitou à Justiça a prisão temporária dos três suspeitos. Os mandados foram autorizados e cumpridos em diferentes pontos do município.
Encaminhamentos
Os homens irão responder pelos crimes de organização criminosa, extorsão, ameaça, apologia ao crime e agiotagem. Após a prisão, eles foram conduzidos à delegacia e devem passar por audiência de custódia. Permanecem à disposição da Justiça.