Kelly Mendes Barreto, acusada de envenenar o marido e os dois filhos em junho de 2023, foi absolvida pela Justiça na última quinta-feira (14/11), após um julgamento realizado no Conjunto Penal de Itabuna, na Bahia. A decisão foi confirmada pelo site g1.
Após a ordem judicial, Kelly deixou a unidade prisional, onde aguardava o julgamento por triplo homicídio qualificado. O crime ocorreu na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, e as vítimas foram Marcos Paulo Mendes Santos, de 23 anos, Benjamyn Kleyton Mendes Barreto Santos, de 4 anos, e Rosymary Mendes Barreto Santos, de 1 ano.
De acordo com informações da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, exames psiquiátricos realizados durante o processo judicial apontaram que Kelly sofre de transtorno de personalidade dissocial, também conhecido como psicopatia.
Com base nesse diagnóstico, e conforme o artigo 26 do Código Penal, que isenta de pena pessoas com transtornos mentais, a mulher foi absolvida e liberada. A sentença também determinou que Kelly deve ser acompanhada por um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) por pelo menos três anos.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a defesa da ré têm até cinco dias para recorrer da decisão.
Leia mais:
Mulher é acusada de misturar café com alvejante para envenenar marido
VÍDEO: Homem armado com faca causa tumulto em trem de SP e é retirado de vagão
O caso
Em junho de 2023, Kelly confessou, durante a audiência de custódia, que havia colocado veneno no prato de comida do marido após ser constantemente agredida por ele. Ela alegou que, por engano, seus filhos também comeram da refeição envenenada e morreram junto com o pai.
Amigos próximos à família relataram que Kelly apresentava comportamentos estranhos desde o parto da filha mais nova. Segundo eles, ela exibia sintomas semelhantes aos de depressão, mas nunca procurou acompanhamento médico.
O tio de Marcos Paulo mencionou que o sobrinho havia conhecido Kelly na adolescência e que, após diversas brigas no casamento, chegou a considerar a possibilidade de um divórcio. Um vídeo, supostamente gravado por Kelly, que circulou nas redes sociais, mostrou os últimos momentos de vida de Marcos Paulo e dos filhos, com a mulher permanecendo na casa com os corpos após o envenenamento.
*Com informações g1