Lucas Baldi de Souza, de 29 anos, conhecido no mundo do crime como “Luquinhas”, foi morto durante uma intervenção policial na tarde desta quarta-feira (10/01), após troca de tiros na comunidade Bairro Novo, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus. Não houve policiais feridos.
Segundo o major Aldivan Rodrigues, da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), moradores ligaram para o 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) informando que “Luquinhas” estava fazendo disparos de arma de fogo.
“Fizemos operação com cerco na área de rip-rap, e Luquinhas efetuou disparos contra as guarnições. Ele entrou numa casa abandona, onde teve a chance para se entregar, mas o mesmo preferiu resistir atirando e acabou alvejado”, disse.
Lucas ainda foi levado com vida para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Platão Araújo, na mesma zona, onde não resistiu aos ferimentos. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo.
Com o criminoso, foram apreendidos dois coletos balísticos, uma pistola calibre 380 milímetros, com carregador alongado, e munições do mesmo calibre, além de um bastão policial.
Conforme a polícia, Lucas possuía quatro passagens pelo sistema prisional e saiu em novembro do ano passado. O criminoso, um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) também estava envolvido em um duplo homicídio na área e em diversos roubos a residências.
Leia também:
Em Manaus, homem é assassinado enquanto fazia mudança
Mulher de 45 anos é morta a tiros na frente da mãe, na zona Norte de Manaus
Ainda segundo a polícia, no dia 21 de dezembro de 2023, Lucas conseguiu fugir de uma abordagem policial na avenida Autaz Mirim. Na ocasião, um homem foi preso com produtos de roubos dentro de um carro Gol.
O material apreendido na ocorrência foi apresentado no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP).