As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Manaus registra mais de 1,2 mil casos de violência contra mulheres em 2025, aponta levantamento

Em alguns casos, a vítima sofre mais de um tipo de violência
Manaus registra mais de 1,2 mil casos de violência contra mulheres em 2025, aponta levantamento

Foto: Divulgação

Manaus registrou 1.686 casos de violência notificados entre residentes de Manaus neste ano. Desses, 1.285 foram de casos violência contra mulheres, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-NET/Ministério da Saúde). Além disso, do total de notificações, 968 envolveram mulheres com idade de até 19 anos.

A assistente social Wanja Leal, técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), explica que a notificação de violência deve ser feita por profissionais de saúde ao identificar casos de violência, suspeitos ou confirmados, durante atendimento, preenchendo a ficha individual do Sinan e inserindo as informações no sistema nacional.

“A notificação é um instrumento para que os serviços de saúde tenham o cenário real e atualizado de casos de violência. É uma estratégia que contribui para a formulação de políticas públicas de combate à violência. Como porta de entrada na Atenção Primária, as unidades de saúde devem ficar atentas para notificar casos suspeitos e preparados para atender as demandas em saúde, com o encaminhamento quando necessário”, destaca a assistente social.

Wanja Leal esclarece que o preenchimento da ficha de notificação faz parte do fluxo de atendimento, mas que os profissionais são orientados a acolher a paciente de forma célere e privativa, em suspeita ou confirmação de casos de violência.


Leia mais:

Amazonense que acusa Gaby Spanic, famosa por ‘A Ursupadora’, de agressão rebate defesa: ‘Contradição’

Operação Shamar prende 7 homens por agressão a mulheres em Manaus e Barcelos


Crianças e adolescentes

O maior número das notificações de violência envolve crianças e adolescentes. Entre 2024 e 2025, o Sinan/Manaus registrou 3.758 notificações de violência contra mulheres, sendo que 2.774 envolveram a faixa etária até 19 anos, com 1.181 casos entre 10 e 14 anos.

A assistente social destaca ainda que pelo fato da maioria das vítimas ser criança, adolescente e mulher jovem, é ainda mais importante garantir que os profissionais de saúde tenham conhecimento sobre o funcionamento da rede de proteção à vítima e os fluxos que vão facilitar o acesso aos seus direitos e garantias de proteção e cuidado em saúde.

Levantamento

A ficha de notificação inclui informações de identificação, endereço, o tipo de violência, que pode ser física, psicológica, moral, negligência, abandono, sexual, tráfico de seres humanos, trabalho infantil, autoprovocada, tortura e violência patrimonial. Também são inseridas informações sobre se houve consequências como gravidez e infecções sexualmente transmissíveis, em caso de violência sexual; os procedimentos que foram indicados para tratamentos e profilaxia; e sobre encaminhamentos que foram feitos na rede de proteção.

Em 2025, o principal tipo de violência contra mulher notificada no Sinan – NET foi violência sexual, com 781 casos. Também houve a identificação, neste ano, de 238 notificações de violência física contra mulheres e 207 notificações de violência por negligência e abandono. Em alguns casos, a vítima sofre mais de um tipo de violência.