As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Justiça decreta prisão preventiva de jovem que praticou zoofilia contra cadela em Manaus

O crime foi filmado pelo próprio autor e resultou na morte do animal
03/01/26 às 21:31h
Justiça decreta prisão preventiva de jovem que praticou zoofilia contra cadela em Manaus

(Foto: Divulgação/PC-AM)

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), cumpriu, na tarde deste sábado (03/01), mandado de prisão preventiva de um jovem, identificado como Mauro Teixeira, de 22 anos, pelo crime de zoofilia contra uma cadela sem raça definida.

Conforme a delegada Juliana Viga, as investigações iniciaram na sexta-feira (02/01) após a Sepet receber uma denúncia de abuso sexual contra o animal, a qual também foi formalmente registrada para que a Polícia Civil realizasse a devida apuração.

“Junto com a denúncia, recebemos um vídeo gravado pelo próprio autor, em que ele aparece praticando o crime contra a cadela, ato que resultou em sua morte. Diante da extrema gravidade dos fatos, no mesmo dia solicitamos ao Poder Judiciário a expedição do mandado de prisão em nome do indivíduo”, disse a delegada.

O homem chegou a ser conduzido, na sexta-feira (02/01), ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após a Sepet receber a denúncia, com o apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCaes), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

“Neste sábado a Central de Plantão Criminal deferiu a prisão preventiva do investigado, que foi cumprida após diligências. O homem foi conduzido ao 6º DIP para os procedimentos cabíveis”, completou a delegada.

A secretária da Sepet, Joana Darc, afirmou que, assim que recebeu a denúncia, a Sepet acionou as forças de segurança e o suspeito foi localizado, preso e confessou o crime.

“Crimes como esse são extremamente graves, não serão tolerados e terão resposta rápida e rigorosa do Estado. Uma pessoa que comete esse tipo de violência representa um risco real para a sociedade. Quem souber de casos assim, pode denunciar para nosso Departamento de Denúncias”, detalhou a secretária.


Leia mais

“Peguei para experimentar”: Vídeo mostra jovem confessando zoofilia contra cadela em Manaus

Jovem é preso ao confessar abusos contra cadela; animal morreu


Denúncia de maus-tratos

A Secretaria de Estado de Proteção Animal reforça que crimes de maus-tratos, abuso e violência sexual contra animais são graves, configuram crime previsto em lei e não serão tolerados. As ações de fiscalização, investigação e repressão seguem sendo intensificadas em todo o Amazonas, em parceria com os órgãos de segurança pública.

A Sepet ainda alerta que denúncias de crimes contra animais podem ser feitas diretamente ao Departamento de Denúncias da Secretaria, pelo telefone (92) 98127-0039.

As denúncias também podem ser realizadas pelos números (92) 3667-7741, disque-denúncia da Dema; 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM; 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O Boletim de Ocorrência (BO) pode ser registrado na delegacia mais próxima do fato, ou diretamente na sede da Dema, localizada na rua Paul Adam, Conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.