Na noite da última quarta-feira (12/3), um adolescente de 12 anos foi socorrido em estado grave após ser atacado por dois cães da raça Rottweiler. O caso aconteceu em Itabira, Minas Gerais.
Segundo a Polícia Militar, os animais haviam escapado da casa onde residiam e atacaram a vítima, e também os agentes que atenderam à ocorrência. Os cães acabaram sendo abatidos pelos policiais.
Os cães escaparam da casa de seu tutor, um homem de 27 anos, através de um buraco na cerca do quintal. Os animais adentraram um matagal no fundo das casas e percorreram uma trilha até chegarem à rua onde o menino estava.
De acordo com relatos, os Rottweilers atacaram o adolescente, e o arrastaram para o matagal. Populares que presenciaram a cena conseguiram resgatar a vítima e a levaram de volta à rua.
A Polícia Militar foi acionada e chegou ao local pouco depois, prestando os primeiros socorros ao menino até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com a PM, as guarnições policiais localizaram os dois cães na trilha. Ao tentar abordá-los, os animais tentaram atacar os policiais, que dispararam, mas não os atingiram. Os cães voltaram para a casa, passando pelo mesmo buraco na cerca por onde haviam escapado.
A vítima, que sofreu diversas perfurações, incluindo ferimentos na barriga e um corte no pescoço, foi levada ao Pronto Socorro Municipal e, em seguida, transferida ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
Segundo os agentes, mesmo dentro da casa, os animais continuaram a demonstrar comportamento agressivo, e nem o tutor, nem os demais moradores conseguiram controlá-los. A equipe policial tentou conter os cães utilizando cordas para evitar que saíssem novamente e colocassem outras pessoas em risco. No entanto, de acordo com a PM, os animais atacaram os policiais mais uma vez e foram abatidos.
Leia mais:
Central de Mídias, do TRE-AM, está responsável pela propaganda eleitoral no rádio e TV; entenda
VÍDEO: Baby do Brasil é criticada por pedir que vítimas de abuso sexual perdoem seus agressores
O proprietário dos cães afirmou aos PMs que tentou controlar os animais após a fuga, mas foi ameaçado por populares que estavam no local. Ele foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por omissão de cautela na guarda ou condução de animais. Ele foi liberado após prestar depoimento, e a investigação segue sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Itabira.
*Com informações do Terra.