Dois irmãos, de 54 e 55 anos, foram presos nesta segunda-feira (30/6) no bairro Alvorada, zona oeste da capital amazonense, acusados de submeter a própria mãe, de 79 anos, a uma série de abusos. Entre os crimes cometidos estão violência psicológica, omissão de cuidados, exposição ao perigo e cárcere privado.
As investigações começaram após uma denúncia anônima feita à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), informando que os suspeitos faziam uso de drogas dentro da casa, na presença da idosa, além de mantê-la trancada, sem possibilidade de sair.
“A denúncia relatava um cenário de abandono e violência dentro do ambiente familiar. Os filhos estavam usando entorpecentes na frente da mãe e a impediam de sair de casa, o que caracteriza cárcere privado”, explicou a delegada Larissa Barreto, da DECCI.
Após a confirmação dos fatos durante diligência da Polícia Civil, foi solicitado à Justiça o deferimento de uma medida protetiva para garantir a segurança da vítima.
Leia mais:
Suspeitos de assalto à joalheria no Amazonas Shopping são presos em Itacoatiara
Trio que assaltou joalheria no Amazonas Shopping é identificado por câmeras de segurança
A DECCI reforça que casos de violência contra pessoas idosas devem ser denunciados por meio do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. As denúncias podem ser feitas anonimamente e serão apuradas pela delegacia especializada.
Os suspeitos permanecem detidos e estão à disposição do Poder Judiciário. Eles vão responder por diversos crimes, incluindo violência psicológica, abandono de incapaz, exposição da vítima a riscos e cárcere privado.