Dois homens, de 43 e 53 anos, foram presos na tarde desta quarta-feira (08/01), no Km 73, bairro Miriti, no município de Manacapuru, no interior do Amazonas. Eles são suspeitos de pesca predatória (ilegal) durante a piracema, período de reprodução dos peixes em que a prática é proibida.
Os policiais do Batalhão Ambiental receberam uma denúncia de que diversas pessoas estariam praticando pesca predatória. Ao chegarem ao local, os policiais prenderam dois homens, apreenderam três malhadeiras e dois veículos ultilizados para transportar os peixes.
Veja o vídeo:
📌 homens são presos por pesca ilegal durante reprodução de jaraquis no Amazonas pic.twitter.com/C04tCX7MAl
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 9, 2025
Leia mais:
Cocaína é apreendida dentro de caixa de isopor com peixes em Coari
Com rosto devorado por peixes, corpo de homem é encontrado boiando em rio de Coari
A dupla foi encaminhada ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Manacapuru para os procedimentos cabíveis.
Ainda de acordo com os militares, a apreensão do material causou prejuízo de cerca de R$ 92 mil aos suspeitos.
Piracema
A piracema é um fenômeno da natureza e ocorre quando os peixes sobem o rio, contra a correnteza, para desovar. Ela é protegida por um período de defeso, quando a pesca é proibida.
O período de defeso no Amazonas para a pesca de espécies subaquáticas vai até o dia 15 de março de 2025 e estão proibidas a captura das espécies: Aracu, Branquinha, Curimatã, Fura-calça, Jatuarana, Mapará, Pacu e Pirapitinga, segundo determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Além dessas espécies, a pesca de Tambaqui está proibida até 31 de março de 2025, e o Acari e o Pirarucu até dia 31 de maio deste ano.