Em razão de um mandado de prisão preventiva, Rômulo M. Máximo, de 37 anos, foi preso na terça-feira (14/01), por volta das 10h, pelo crime de estelionato de veículos. A prisão foi efetuada na avenida Torquato Tapajós, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
Segundo o delegado Rodrigo Barreto, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), as investigações começaram após denúncias feitas pelas vítimas. Foi constatado que Rômulo alugava veículos com a intenção de enganar as vítimas, alegando que seriam repassados para terceiros como parte de locações legítimas. No entanto, ele apropriava-se dos automóveis como se fossem seus e os revendia, obtendo vantagem ilícita.
Durante as diligências, foi identificado que Rômulo desapareceu com quatro veículos no total, sendo que um deles já foi recuperado pela DERFV.
“Abordamos o suspeito em uma via pública, enquanto ele conduzia um Toyota Corolla, momento em que cumprimos o mandado de prisão preventiva”, explicou o delegado.
Rômulo Moraes Máximo foi conduzido à sede da DERFV. Ele responderá pelo crime de estelionato previsto no artigo 171 do Código Penal, com pena de reclusão que pode variar de um a cinco anos, e multa. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
Leia mais:
“Não imaginava que ele estivesse morto”, diz homem após desferir 17 facadas
Feminicídio: mulher é assassinada a tiros na zona Leste de Manaus; ex-marido é suspeito do crime
Outro caso
Quatorze armas de fogo, além de munições e entorpecentes, foram apreendidos em duas ocorrências das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), no sábado (11/01) e no domingo (12/01), nas zonas Norte e Leste de Manaus. Em uma das ações, um homem, de 22 anos, foi preso.
O capitão Rafael Lima, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), disse que as denúncias anônimas foram fundamentais para o sucesso das ações, que resultaram na retirada de 14 armas de circulação e no enfraquecimento de atividades criminosas nas zonas Norte e Leste de Manaus.
“A primeira ocorrência se deu no bairro Santa Etelvina, onde chegou até nós uma informação que no beco da Benção existiam vários elementos armados. A equipe chegou ao local, os elementos perceberam a equipe chegando e se evadiram, deixando para trás seis armas no local”, destacou o capitão.
Das seis armas de fogo, três foram revólveres e três pistolas. Além disso, 28 munições, 25 porções pequenas de cocaína, duas porções de maconha, uma de oxi e uma balança de precisão foram apreendidas. Todo material foi encaminhado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Ainda de acordo com o capitão PM Rafael Lima, no domingo, por volta das 19h30, outra equipe policial da Rocam recebeu denúncia, via linha direta, informando que no bairro Tancredo Neves, zona Leste, havia um grupo de pessoas armadas. A denúncia também apontava que o grupo estava em uma residência, localizada na rua Barcelos, usada para a venda de drogas na área.
“Quando a equipe chegou ao local, os elementos (eles) se evadiram, só que um foi capturado, e foi feita a revista na residência, e foi encontrada uma bolsa com oito armas de fogo. Foi perguntado qual era a procedência das armas, e ele falou que somente guardava para os traficantes”, relatou o capitão PM Rafael Lima.
Durante a ação, os policiais militares apreenderam oito armas de fogo, sendo cinco revólveres, duas pistolas e uma espingarda, além de 23 munições, um estojo e um carregador.
O suspeito, juntamente com o material apreendido, foi conduzido ao 14° DIP.