Um homem, identificado como José Francisco Castro Gomes, de 45 anos foi preso nesta quinta-feira (22/05) por pesca ilegal de 365 quilos de pirarucu na Reserva Municipal de Caturiá, zona rural de Amaturá, no interior do Amazonas.
Segundo o delegado Frank de Freitas, da 49ª DIP, o suspeito foi flagrado transportando dez exemplares de pirarucu sem licença ambiental, utilizando malhadeira de aproximadamente 300 metros, além de outros equipamentos. A prática configura crime ambiental.
Leia mais:
Criminosos invadem pousada de pesca em Itacoatiara e furtam motores de lancha
Comando Vermelho assume autoria da execução de suspeitos da morte do jogador Ezequias
“Na ocasião, também foram apreendidos cerca de cinco quilos de chumbada, vinte boias de isopor, cinco rolos de linha de pesca, quatro pares de luvas e a malhadeira de arrasto. O pescado, por ser perecível, foi doado à Prefeitura de Amaturá para destinação a instituições previstas na legislação ambiental”, informou o delegado.
Conforme o delegado, a ação é resultado de uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de combater crimes ambientais na região.
Procedimentos
José Francisco Castro Gomes foi autuado em flagrante por crime ambiental e teve fiança arbitrada. O valor foi recolhido e, após os trâmites legais, ele foi colocado em liberdade, devendo cumprir as determinações judiciais.