Thiago Auanário, de 33 anos, foi preso na quinta-feira (16/01), em razão de regressão cautelar por estupro qualificado contra uma adolescente de 14 anos. A prisão ocorreu por meio de mandado de prisão preventiva e faz parte da Operação Hagnos.
O crime foi praticado na noite do dia 3 de agosto de 2014, por volta das 19h, quando a vítima se dirigia à casa de uma amiga e foi surpreendida pelo autor na rua Manoel Amazonas Botelho, no conjunto Riacho Doce 3, no bairro Cidade Nova, zona norte da capital.
De acordo com a delegada Deborah Ponce, adjunta da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Thiago já havia sido preso e condenado na época do crime, mas descumpriu as condições estabelecidas pela Justiça, o que levou à regressão do regime de cumprimento da pena. O caso passou a ser monitorado pela equipe da Depca, resultando em sua recaptura.
“Ao identificarmos o descumprimento, atuamos para garantir a prisão do autor. Esse trabalho reforça o compromisso da Polícia Civil em assegurar não apenas a condenação do responsável, mas também o cumprimento efetivo das decisões judiciais, proporcionando à vítima um sentimento de justiça pelos traumas vividos”, destacou a delegada.
Procedimentos
Thiago Auanário responderá por estupro qualificado. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário.
Leia mais:
Homem é morto com dois tiros no bairro Alvorada, em Manaus
IML busca familiares de homem falecido de causas naturais em Manaus
Outro caso
Três homens foram presos por crimes, na quarta-feira (15/01), no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Breno Renan P. Teixeira, de 23 anos; Daniel L. Garcez, de 27 anos; e Richardson M. da Costa, de 26 anos, eram investigados por praticar crimes na capital com veículo roubado.
De acordo com o delegado Rodrigo Barreto, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), a equipe policial estava investigando o roubo de um veículo Chevrolet Ônix, praticado em dezembro de 2024, e durante investigações, constatou que três indivíduos estariam usando o carro para cometer outros crimes.
“Com o avançar das investigações, identificamos onde o veículo estaria e, ao chegarmos no local, encontramos os três homens se preparando para sair com o automóvel. Além de ter sido roubado, o carro também estava com a placa adulterada”, explicou o delegado.
Segundo o delegado, na ocasião, também foi feita uma revista na residência para recuperar possíveis pertences da vítima que teve o carro roubado.
“Encontramos uma pistola calibre .40 com numeração raspada, munições e uma quantidade de pasta base de cocaína. Durante a identificação dos homens, foi constatado ainda que Richardson tem uma condenação de mais de 14 anos por roubo”, finalizou o delegado.
Procedimentos
O trio flagranteado responderá por tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação e adulteração de veículo automotivo. Eles estão à disposição da Justiça.
O veículo foi recuperado e apreendido e será devolvido ao proprietário.