Um morador em situação de rua foi brutalmente agredido por um agente da Guarda Civil Municipal de Manaus na manhã desta quinta-feira (24/4), nas proximidades de um prédio localizado entre a Avenida 7 de Setembro e a rua Gabriel Salgado, no Centro da capital amazonense. A cena de violência foi registrada em vídeo gerando forte repercussão nas redes sociais.
Nas imagens, o servidor público aparece desferindo golpes com um cacetete contra o homem, que vestia apenas um short. Durante a agressão, o agente diz: “Tu só vai apanhar. Desmaia, descansa aí que depois vai tomar outro pai”. Em meio ao desespero, a vítima tenta se defender, dizendo repetidamente “não fui eu”, mas continua sendo espancada. Outros guardas municipais estão presentes na cena, mas não intervêm para impedir a violência.
Leia mais
Criminosos invadem casa e espancam jovem até a morte em Manaus
‘Minha alma tá lavada’, diz mãe ao saber que suspeito de assassinar a filha foi encontrado morto
Em nota oficial, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), repudiou o episódio e informou que o agente agressor, além dos demais servidores que testemunharam a cena, foram afastados de suas funções. Também foram recolhidos os armamentos dos envolvidos e instaurado um processo investigativo pela Corregedoria da Guarda Municipal.
A nota destaca que o comportamento registrado no vídeo não condiz com os valores da instituição e assegura que medidas severas serão tomadas. Os guardas foram encaminhados à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas para prestar esclarecimentos e responder pelos atos.
A gestão municipal reafirmou seu compromisso com os direitos humanos, a legalidade e o combate a qualquer forma de abuso ou desvio de conduta por parte de servidores públicos.
Veja o vídeo: