O fazendeiro, identificado como Valdir Silva, de 68 anos, se entregou, neste domingo (20/01) à polícia de Rio Branco, no Acre. Ele é suspeito de matar a tiros Francisco do Nascimento de Melo, de 48 anos, conhecido como “Cafu”.
O crime ocorreu na terça-feira (14/01), no município de Boca do Acre, no interior do Amazonas.
“O advogado vendo que já provavelmente, ciente de que não teria como fugir, entrou em contato com a polícia querendo entregá-lo. Pediu que ele fosse entregue em Rio Branco, no Acre, tendo em vista a grande comoção social, ficaram com muito medo de apresentá-lo em Boca do Acre. A vítima, o Cafu, era muito querida. Fomos à Rio Branco, cumprimos a prisão dele lá e ele se encontra hoje detido, no presídio em Rio Branco, aguardando decisão judicial”, explicou o delegado Gustavo Kallil, titular da 61ª Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Boca do Acre.
Veja o vídeo:
🚨Fazendeiro suspeito de matar Cafu se entrega no Acre, temendo retaliação no Amazonas pic.twitter.com/PumhuGtim6
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 20, 2025
Leia mais:
‘Cafu’ sangrou até morrer após ser baleado por fazendeiro no Amazonas
Fazendeiro suspeito de matar caçador com 5 tiros se entrega à polícia do Amazonas
Ainda de acordo com o delegado, Cafu foi atingido com 2 tiros, sendo um na virilha e outro na perna, o que teria causado a morte.
“Parece que eles já tinham uma rixa anterior por questões de posse de terra. O fazendeiro alegava que ele [Cafu] furtava gados dele na região. Nesse dia, Cafu foi para caçar, ele viu o fazendeiro (…) começaram a discutir. No momento em que teve uma briga (…) foram efetuados três disparos, dois disparos atingiram a vítima, um na região da virilha e outro na perna. Inclusive foi o disparo da perna que matou ele por hemorragia aguda e ele ficou sangrando até morrer”, declarou Kallil.
Relembre o caso
O Cafu foi morto a tiros na terça-feira (14/01) dentro de uma fazenda no município de Boca do Acre, no interior do Amazonas.
De acordo com informações de testemunhas, Francisco estava com o filho de 14 anos caçando dentro de uma propriedade rural privada, quando foi surpreendido pelo fazendeiro, que o abordou e perguntou o que o mesmo fazia por ali, após discussões e ameaças, o homem sacou uma arma e atirou na vítima.
O filho de 14 anos presenciou toda a ação criminosa e ainda foi agredido pelo proprietário das terras. Em um vídeo gravado e compartilhado nas redes sociais, familiares encontram Francisco e tentam buscar ajuda para socorrê-lo.
No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.