Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
ExpoSeg Amazônia 2025 encerra com integração nacional e avanços para a Segurança Pública

ExpoSeg Amazônia 2025 encerra com integração nacional e avanços para a Segurança Pública

O evento reuniu diversas autoridades do Brasil

A ExpoSeg Amazônia 2025, evento que reuniu, ao longo de cinco dias, autoridades, pesquisadores e representantes das Forças de Segurança de diversos estados brasileiros, além de empresas e instituições voltadas para o setor. O evento foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e encerrou nesta sexta-feira (15/08).

Neste último dia de evento, o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, integrou um dos painéis do 19º Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sobre as tecnologias implantadas nas Forças de Segurança do Amazonas.

“Tivemos a oportunidade de palestrar aqui no Fórum mostrando o que nós estamos fazendo nos avanços de tecnologias e dos seus resultados. É muito importante essa troca de conhecimento, mas, principalmente, mostrar que o Amazonas hoje vive uma nova realidade, uma realidade de inserção na tecnologia, da inteligência artificial, e principalmente reduzindo os índices criminais”, ressaltou o secretário.

ExpoSeg

Durante a semana, a ExpoSeg trouxe a Manaus debates, painéis e demonstrações tecnológicas, voltadas para o fortalecimento das ações integradas de combate ao crime e proteção da Amazônia. Entre os destaques, estiveram as apresentações de novas ferramentas de inteligência, sistemas de monitoramento, equipamentos de última geração e estratégias inovadoras para atuação em áreas de difícil acesso.

“Eu quero primeiro agradecer a gentileza de todos que vieram do Brasil inteiro para o Amazonas, para discutir Segurança Pública, discutir com os acadêmicos, trocar experiências, ver o que existe de bom nos estados, mas também ver o que nós, amazonenses, estamos fazendo de bom. O Amazonas se torna referência nacional, e isso nos deixa orgulhosos porque mostra que o nosso povo, além de trabalhador, inteligente, entrega resultado para a população”, disse o secretário da SSP-AM.

Participantes destacam o evento

A professora doutora Silvia dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (UFPA), participou do evento e avaliou positivamente a realização da ExpoSeg Amazônia 2025. “Conseguimos agregar aqui vários eventos, simultaneamente acontecendo. Estou achando incrível porque foram reunidos pesquisadores, profissionais, que discutiram essa temática de Segurança Pública, que é algo que vai trazer um retorno enorme para toda a sociedade brasileira e até mundial”, disse Silvia dos Santos.

A médica legista e assistente técnica da Polícia Científica de São Paulo, Maria Ferreira, destacou a organização e a qualidade das apresentações realizadas. “Estou adorando o evento, extremamente organizado e o suporte que está sendo dado para os dirigentes, palestrantes e autoridades. Fomos muito bem recebidos e eu acredito que foi um dos melhores eventos que já participei até agora. Quero parabenizar a organização que encheu os nossos olhos de tanta beleza”, ressaltou Maria Ferreira.

19º Fórum Brasileiro de Segurança Pública

O diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, agradeceu a parceria do Governo do Amazonas por meio da SSP-AM.

“A realização do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública é um evento grandioso e de muita relevância para a Segurança Pública. Nesta edição, o Amazonas foi um dos parceiros, que não só mobilizou seus profissionais, mas ajudou a organizar e comprou a ideia de promover diálogos com base em dados e evidências”, pontuou.

Ainda conforme o diretor, a SSP-AM se tornou referência em unir diversos profissionais das forças de segurança em um só local. “A secretaria, sem dúvidas, deu um exemplo de como é fazer parceria. As questões mais amplas, eventualmente, geram estresse, porque tem temas que o estresse é natural, como, por exemplo, a saúde mental dos trabalhadores, que é um tema delicado e que foi trabalhado de forma cuidadosa. Isso mostra a disposição que a SSP-AM teve para fazer um bom debate”, explicou Renato.