João Pedro R. de Souza e Rogério Acioli R. Pereira, ambos de 19 anos, foram presos em flagrante, na quinta-feira (16/01), por furto de fios elétricos de residências. Eles foram presos na avenida Mariuá, bairro Nazaré, no município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus).
De acordo com o delegado John Castilho, da 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), as diligências tiveram início após relatos de furtos de fiações elétricas em residências da cidade. Com base nessas informações, as investigações foram intensificadas.
“Conseguimos identificar João Pedro e Rogério como suspeitos dos crimes e realizamos monitoramentos na região para confirmar se, de fato, eles eram os autores”, relatou o delegado.
Na tarde de quinta-feira, as equipes policiais receberam uma nova denúncia sobre outro furto de fiação elétrica. “Iniciamos as diligências e conseguimos prender os dois indivíduos em flagrante, além de apreender o material furtado, que será devolvido ao proprietário”, explicou Castilho.
Flagrante
João Pedro e Rogério Acioli foram autuados por furto qualificado e permanecerão à disposição da Justiça.
Outro caso
Josué S. dos Santos, de 32 anos, o “China”, foi preso na tarde desta quinta-feira (16/01), por volta das 15h10, no beco do Comércio, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. Ele estava sendo procurado pela Justiça do Amazonas.
Segundo o Batalhão Oeste – Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) –, a equipe policial avistou um homem em atitude suspeita durante patrulhamento de rotina e procedeu com abordagem, ocasião em que outros indivíduos saíram correndo.
Contudo, Josué foi alcançado e durante a revista pessoal nada de ilícito encontrado. No entanto, ao realizar consulta de nomes de procurados, constatou-se que ele tinha em desfavor um mandado ativo por roubo.
Em virtude da ordem judicial, Josué foi apresentado no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Santo Agostinho, na zona Oeste da capital, para os procedimentos cabíveis.
Leia mais:
“Não imaginava que ele estivesse morto”, diz homem após desferir 17 facadas
Feminicídio: mulher é assassinada a tiros na zona Leste de Manaus; ex-marido é suspeito do crime
Histórico criminal
Conforme apurado pela Rede Onda Digital, Josué também tem histórico criminal por participação, com outros três comparsas, no assassinato de três pessoas da mesma família. O crime ocorreu no dia 29 de março de 2022, na comunidade Lago do Jacaré, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Uma quarta pessoa foi sequestrada durante ação criminosa.
Lucineia R. Oliveira, de 86 anos, Ney R. de Oliveira, de 27 anos, e Dione R. de Oliveira, de 39 anos, respectivamente, mãe e filhos, foram mortos e queimados. A mulher teve as pernas parcialmente carbonizada, enquanto os três filhos totalmente carbonizados.
Oney R. de Oliveira, outro filho da idosa, foi sequestrado e nunca mais visto. Ferido com diversas facadas, Josué buscou atendimento em um hospital, mas fugiu antes de receber alta hospitalar. O crime em Manacapuru, de acordo com as investigações da Polícia Civil, foi motivado por vingança. Além dos homicídios praticado, Josué ainda possui antecedente criminal por tráfico de drogas.