
“Davam socos e jogavam as vítimas no chão”, revela delegado sobre trio preso por roubar turistas no Centro de Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu três dos oito criminosos identificados como responsáveis por uma série de assaltos a turistas na região da rua Marechal Deodoro, no Centro de Manaus. O caso ganhou repercussão em junho deste ano, quando 11 turistas paranaenses foram vítimas de um ataque violento no local.
Segundo o delegado Marco Tito, as investigações começaram logo após o crime, em parceria com a organização turística local. Durante dois meses, a polícia reuniu provas e identificou o envolvimento de oito suspeitos. Com mandados de prisão preventiva expedidos, foi deflagrada uma operação na última segunda-feira (11/8), que contou com 22 policiais.
“Obtivemos êxito em prender três desses oito criminosos. Eles foram localizados na própria região da Marechal e identificados a partir de abordagens estratégicas”, afirmou Tito.
Leia mais sobre a prisão do trio
Modus operandi e violência
De acordo com o delegado, os assaltantes se disfarçavam de vendedores ambulantes, usando camisetas e placas típicas da região. Além disso, utilizavam códigos verbais para avisar comparsas sobre possíveis vítimas, como gritar “ouro” em voz alta.
“As abordagens eram rápidas e violentas, com uso de armas de fogo — reais ou simuladas — e agressões físicas. “Eles empurravam, davam socos e jogavam as vítimas no chão para arrancar joias, relógios e celulares. Em alguns casos, o prejuízo individual chegou a R$ 10 mil”, explicou.
Identificação dos suspeitos
O trabalho de investigação incluiu abordagens prévias e coleta de fotografias de suspeitos. Atualmente, a polícia mantém um banco com cerca de 70 imagens de possíveis criminosos atuando na área.
“Não se trata apenas do caso dos turistas paranaenses. Esses mesmos suspeitos já foram reconhecidos em pelo menos 11 inquéritos diferentes”, revelou o delegado.
Segurança no Centro de Manaus
Tito destacou que a criminalidade no Centro está ligada não apenas à segurança pública, mas também à desorganização urbana. Ele citou problemas como camelôs irregulares, hotéis clandestinos e comércio ilegal.
Veja o vídeo onde o delegado destaca a criminalidade no Centro
Os três suspeitos presos foram encaminhados para audiência de custódia e responderão por roubo majorado. As buscas pelos outros cinco integrantes do grupo continuam.