Entre sábado (1º/02) e domingo (02/02), na capital e em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), ações do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) resultaram na prisão de 18 pessoas e apreensão de veículos, embarcações, além de materiais utilizados em extração ilegal de recursos naturais.
Durante patrulhamento no combate a crimes ambientais na Estrada do Paredão, Vila Buriti, zona Sul de Manaus, policiais militares identificaram uma retroescavadeira e um caminhão caçamba operando na extração de barro sem a devida licença ambiental. Dois homens, ambos de 46 anos, foram presos e conduzidos ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Na ação foi apreendido, uma retroescavadeira modelo 320C, um caminhão Volvo 940 e um semirreboque. Os envolvidos responderão por crime ambiental com base no Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Em outra ação, realizada em Manacapuru, os policiais militares abordaram uma embarcação de pequeno porte, tipo batelão, carregada com aproximadamente 30 metros cúbicos de madeira serrada sem documentação legal. O responsável, um homem de 39 anos, não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF) e foi detido.
Leia mais:
Dupla em moto executa borracheiro a tiros na zona Leste de Manaus
DEHS investiga assassinatos de dois homens na zona Norte de Manaus
O suspeito foi conduzido, juntamente com a madeira e a embarcação, para o DIP de Manacapuru, onde foi lavrado o TCO.
No sábado, policiais militares do BPAmb receberam denúncia, via Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom), sobre a invasão de uma Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Glória, zona oeste de Manaus. No local, foi constatada a derrubada de vegetação secundária para ocupação irregular.
Com o apoio da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), 15 pessoas foram detidas por associação ao crime e encaminhadas ao 19º DIP.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar imediatamente qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.