O programa Meio Dia com Jefferson Coronel, da Onda Digital, conversou nesta terça (23/4) com o coronel Marcus Vinicius de Almeida, secretário de Segurança Pública do Amazonas. Ele falou sobre o problema dos assaltos a transportes coletivos na cidade.
O secretário disse:
“Tivemos uma redução de 21% nos assaltos a ônibus neste ano, em relação ao ano passado. É um número muito bom, mas ainda não estamos conformados. É determinação do governador que a gente leve cada vez mais segurança para o povo. Temos dialogado com o Distrito Industrial e o Sinetram. Por isso, criamos um núcleo de repressão aos roubos em coletivos e rotas.
O cidadão continuará podendo denunciar esses roubos em qualquer delegacia. Porém, quando ocorre roubo com arma, essa investigação virá para este núcleo, para que a gente possa determinar que é a mesma quadrilha fazendo vários roubos. Porque o mesmo elemento acaba sendo preso 5, 6, 8 vezes, e solto. A gente não vai mudar a metodologia, mas vamos consolidar os dados, mostrando pro judiciário que o mesmo bando cometeu 15 roubos, para que ele tenha ferramentas para manter os bandidos presos”.
📌"Criamos um núcleo de repressão aos roubos em coletivos", diz secretário de Segurança Pública pic.twitter.com/Dzdigiwrv9
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 23, 2024
Leia mais:
Manaus: 156 homicídios são registrados nos primeiros três meses de 2024
A entrevista foi feita no CICC (Centro Integrado de Comando de Controle) da secretaria. Devido a isso, o secretário falou sobre o apoio da tecnologia no combate ao crime. Ele disse:
“Zerar o crime é impossível, mas alcançamos um grande feito, que todo mundo dizia que era impossível: reduzimos em 70% o roubo de carros no estado. Tínhamos uma taxa altíssima, 1.400 carros roubados por ano só em Manaus, e nós reduzimos drasticamente esse número, graças à tecnologia.
Hoje já temos banco de dados facial no estado, mais de 1.7 milhão de faces disponíveis dentro do sistema. Estamos avançando muito”.
📌"Reduzimos em 70% o roubo de carros no estado", diz secretário de Segurança Pública pic.twitter.com/GontFZfLfP
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 23, 2024
O secretário também elaborou sobre os homicídios em Manaus e no estado, ligados ao tráfico de drogas:
“Quem se lembra dos anos 80, até os 90, lembra que tínhamos uma cidade e um estado muito tranquilos. O que mudou? Criou-se uma rota de tráfico de drogas que passa pelos nossos rios. O governador tem conversado muito para tentar sensibilizar o Governo Federal para ajudar na contenção da nossa fronteira. E isso não é barato: para manter as 3 bases que o governador lançou, isso custa R$ 5 milhões e meio por mês. Segurança pública no Amazonas é caro.
Por que é importante conter a fronteira? Porque a droga, quando entra, deixa uma lama atrás dela. Além disso, temos que ter uma legislação mais dura, porque o tráfico gera mortes, insegurança, e a dissolução da família. Dentro do número de homicídios que levantamos até março, 79% das pessoas tinham alguma passagem pelo sistema. É isso: quase 80% das pessoas que morreram tinham algum tipo de problema com a justiça. E 72% desse percentual tinha ligações diretas com o tráfico de drogas”.
📌"72% dos homicídios este ano tem ligação direta com o tráfico de drogas", diz secretário de Segurança Pública pic.twitter.com/ZLeYWApgPu
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 23, 2024
A entrevista completa com o secretário de Segurança Pública do AM, coronel Marcus Vinicius de Almeida, pode ser assistida aqui.