Mais de 120 mil litros de combustíveis, em maior volume para aviação, que estavam sem documentação ambiental para transporte fluvial, foi apreendido nesse domingo (21/07) nas proximidades de Barcelos (à 399 quilômetros a noroeste de Manaus). Todo material estava sendo transportado por um homem de 44 anos, que foi detido por suspeita de transporte irregular de combustível.
A apreensão foi registrada, na madrugada, durante uma abordagem à balsa Moura, que estava sendo conduzida pelo empurrador Davi 2. As embarcações haviam saído de Manaus e tinham como destino o município de São Gabriel da Cachoeira.
Durante a inspeção foi identificado o transporte de 92 mil litros de combustível para aviação, 20 mil litros de gasolina comum, e 10 mil litros de óleo diesel S10.
Saiba mais:
Operação Impacto: Polícia apreende cerca de 53 kg de drogas em Manaus
Cerca de 1,5 tonelada de maconha é apreendida em área de mata no interior do AM
A Polícia Militar, por meio do Batalhão Ambiental (BPAmb), solicitou ao responsável pelo transporte as documentações. O homem apresentou o documento fiscal do material, mas informou que não possuía a licença emitida pelo órgão ambiental competente, que autorizaria o transporte dos combustíveis via fluvial.
Após a confirmação do transporte irregular, todos os 122 mil litros de combustíveis e as embarcações foram apreendidos pelas equipes da Base Fluvial Arpāo 2.
As apreensões, conforme a SSP-AM, causaram danos de Mais de R$ 3,6 milhões ao crime. O suspeito detido foi apresentado à Polícia Civil (AM), que integra a unidade fluvial, onde foi apresentado como testemunha e de acordo com o delegado Aldiney Nogueira, o dono da embarcação foi indiciado por crime ambiental.
com informações da assessoria