Em coletiva realizada no fim da manhã desta sexta-feira (26/01), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Manaus, a Polícia Civil do Amazonas deu detalhes da operação ‘Piramutaba’, em uma ação integrada com as polícias Militar e Federal que prendeu, em Florianópolis-SC, o líder de uma facção que atuava em Manaus. Trata-se de Alexandre Araújo Brandão, mais conhecido como ‘Churuca do Japiim’.
Veja mais:
Líder de facção criminosa do RJ é preso durante operação integrada da PF, PC e SSP/AM
VÍDEO: Mulher é encurralada por carro prata e assaltada em rua deserta de Manaus
‘Churuca’ é apontado pelas investigações como integrante do ‘conselho permanente’ do Comando Vermelho, facção ligada ao estado do Rio de Janeiro. Com ele foi apreendido uma arma de fogo sem numeração, joias e documentos.
Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva em Santa Catarina e três mandados de busca e apreensão em Manaus.
A delegada-ajunta da Delegacia Especializa em Homicídios e Sequestros (DHS), Deborah Marreiros, detalhou sobre a prisão de Churuca. Veja o vídeo da entrevista:
📌 A delegada-ajunta da Delegacia Especializa em Homicídios e Sequestros (DHS), Deborah Marreiros, detalhou sobre a prisão de Churuca. pic.twitter.com/MCfCXpKoyG
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 26, 2024
“A prisão dele foi possível dessa integração com Polícia Federal. É um elemento que responde hoje a mais de 12 processos entre homicídios, tráficos de drogas, violência doméstica. É uma pessoa que, a última vez que foi presa aqui no estado do Amazonas estava na posse de 14 armas. Hoje não foi diferente. No momento de sua prisão, ele estava com uma arma de fogo. E diante das primeiras informações que nós conseguimos dessa operação integrada, deflagramos uma operação aqui na cidade de Manaus. Nesse momento estou com equipes na rua. Já conseguimmos apreender quatro armas de fogo. Estas armas muito possivelmente estão envolvidas em homicídos. Especialmente na zona Sul da cidade, que é a área onde ele comanda. Os homicídos que acontecem naquela área tem a permissão e o aval desse cidadão, que tem a alcunha de ‘Churuca'”.
“Essa prisão é importante porque vai fazer com que a gente consiga delinear e especifiar muitas das nossas investigações nossas que estão em andamento hoje na delegacia de homicídios. Nós estamos também dando cumprimento hoje ao mandado de prisão aonde ele tem uma condenação de 15 anos de um homicídio pretérito. Então, realmente, é um elemento extremamente perigoso e população do Amazonas ganha hoje muito com a retirada dele de circulação”.
QUEM É CHURUCA
Em 2012, Alexandre era apontado como ‘xerife’ da Unidade Prisional do Puraquequara, responsável por festas e organização do setor.
Em 2013, fugiu da Cadeia Pública o Desembargador Raimundo Vidal Pessoa. A ausência do ‘churuca’ foi notada durante uma inspeção da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUSC).
Em 2021, foi preso com outros dois elementos no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus. Dois meses depois, ainda no mesmo ano, Alexandre conseguiu uma liminar com pedido de prisão domiciliar aceito pela Justiça do Amazonas.
Em 2022, o filho de ‘Churuca’, identificado como Warley Silas de Oliveira, de 21 anos, morreu durante um tiroteio que aconteceu em uma partida de futebol.