Israel de O. Aquino, de 41 anos, conhecido como Ceará, foi preso nesta segunda-feira (24/02), pelo crime de tortura cometido em novembro de 2024, em uma via pública do município de Uarini (a 565 quilômetros de Manaus). Ele também tinha condenação por tráfico de drogas.
Segundo o delegado Jailton Santos Junior, da 58ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), Israel e outros dois indivíduos, ambos já presos, participaram de uma sessão de tortura contra um homem em via pública. A ação foi filmada e compartilhada por populares. A vítima foi arrastada pelo chão, ensanguentada, com pés e mãos amarrados. O crime teria sido motivado como forma de punição por inúmeros furtos qualificados supostamente cometidos pela vítima, que também foi preso por esses crimes.
“Diante do crime praticado em novembro, foi solicitada a prisão preventiva do indivíduo, a qual foi deferida pela Justiça. Israel já era procurado desde janeiro de 2024, pois também tinha uma condenação por tráfico de drogas”, informou o delegado.
Leia mais:
Seis foragidos da Justiça são presos em zonas distintas de Manaus
‘Nego do Borel’ do PCC vai para o confronto e é morto em Manaus
Ainda segundo a autoridade policial, a prisão foi realizada na manhã de hoje, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), na rua César Augusto, bairro Centro, em Uarini. Além do mandado por tortura, também foi cumprida a recaptura pelo crime de tráfico de drogas.
Israel responderá pelos crimes de tortura e tráfico de drogas e permanecerá à disposição da Justiça.