Um caso de maus-tratos a animais comoveu moradores na semana passada em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A cadela “Vick” foi abandonada por uma mulher em via pública e morreu horas depois.
Conforme registro, a mulher chegou em um carro, tirou a cadela do porta-malas e abandonou “Vick” no meio da rua. O animal apresentava sinais de maus-tratos e foi socorrido por uma entidade de proteção.Contudo, “Vick” não resistiu devido a saúde está bastante debilitada em razão.
Mulher que abandonou a cadela é identificada
A mulher foi identificada e intimada a prestar esclarecimentos na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Parintins.
Em depoimento, a mulher declarou que não era tutora do animal e abandonou por conta de transtornos no imóvel em que reside.
Crime de maus-tratos a animais
Maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, a qual prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos.
Leia mais:
“Não imaginava que ele estivesse morto”, diz homem após desferir 17 facadas
Feminicídio: mulher é assassinada a tiros na zona Leste de Manaus; ex-marido é suspeito do crime
Outro caso
Dois foragidos da Justiça, de 27 e 32 anos, foram presos na tarde de quinta-feira (16/01), nos bairros Compensa e Redenção, respectivamente, nas zonas Oeste e Centro-Oeste de Manaus.
Na primeira ação, registrada por volta das 15h, a equipe policial da 8ª Companhia Interativas Comunitária (Cicom) capturou um foragido da Justiça, durante patrulhamento no beco do Comércio, bairro Compensa.
Durante os procedimentos de abordagem e revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado, porém, ao consultarem o Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom), foi constatado que ele possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo.
O homem conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Santo Agostinho, na zona Oeste da capital, para os procedimentos cabíveis.
Em outra ação, a equipe da 17ª Cicom realizava patrulhamento pelo bairro Redenção, quando abordou o condutor de uma motocicleta, que estava sem capacete. Após consulta ao Cecopom, foi constatado que o homem possuía mandado de prisão em aberto. Ele foi conduzido ao 17º DIP.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.