Um cachorro foi resgatado por Policiais Federais, nesta sexta-feira (23/08), após ser jogado no rio por garimpeiros durante confronto no município de Humaitá, no interior do Amazonas.
De acordo com a PF, o animal foi jogado no meio do rio por garimpeiros para tentar impedir o avanço dos agentes durante a ‘Operação Prensa’ que combate o garimpo ilegal na região. O animal foi retirado da água e depois foi levado para uma comunidade ribeirinha, onde foi adotado.
Leia mais
Caos em Humaitá: Polícia prende 14 pessoas durante conflito com garimpeiros
Operação Prensa
A PF, em ação conjunto com a FUNAI e o IBAMA, destruiu 223 balsas de garimpo que estavam atuando de forma ilegal no Rio Madeira e seus afluentes, Rio Aripuanã e Rio Manicoré.
Os agentes federais percorrerão municípios do sul do Amazonas, com o objetivo de combater os crimes de garimpo ilegal cometidos na localidade. A ação será contínua e com prazo indeterminado para finalizar.
De acordo com a PF a prática da atividade na região, além de causar danos ao meio ambiente e à saúde pública em virtude da contaminação do rio por mercúrio e cianeto, também interfere na cultura de povos tradicionais, uma vez que áreas indígenas chegaram a ser invadidas pelos criminosos na região.