Amazonas é o 6° estado que mais apreende drogas no país, aponta Ministério da Justiça

Foto: Divulgação
O Amazonas é o 6° estado que mais apreende drogas no país e ocupa o 1º lugar em apreensões na Região Norte, consolidando-se como referência nacional no enfrentamento ao tráfico, é o que aponta os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
De janeiro a outubro deste ano, as Forças de Segurança apreenderam mais de 38,1 toneladas de drogas em operações integradas. A utilização de inteligência, investigação e policiamento ostensivo ampliou a capacidade de desarticular organizações criminosas, fortalecendo a posição do Amazonas no cenário nacional de combate ao tráfico.
“Isso só é possível porque nossas equipes têm atuado de forma intensa, com operações diárias em rios, estradas e áreas de mata. Nós temos uma geografia desafiadora, mas transformamos esse desafio em estratégia, com presença firme nas rotas usadas pelo narcotráfico”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança, coronel Vinícius Almeida.
Leia mais:
Jovem com esquizofrenia é morto por policiais que tentavam conter surto por uso de drogas
Mulher é presa com drogas em colchão avaliadas em R$ 1,5 milhão
Maior apreensão da história do estado
A Polícia Militar foi responsável por uma das operações mais marcantes do ano. Em junho, durante ação da Companhia de Operações Especiais (COE) nas proximidades de Manacapuru, foram apreendidas 6,5 toneladas de drogas, a maior carga já interceptada em território amazonense.
O comandante-geral da PM, coronel Klinger Paiva, ressalta que a corporação militar apreendeu, desde o início do ano, 24,5 toneladas de entorpecentes em operações na capital amazonense e interior do estado. O número já ultrapassou o total apreendido pela PMAM durante todo o ano de 2024.
Polícia Civil amplia investigações e desarticula quadrilhas
A PC-AM também intensificou operações contra o tráfico. Uma das ações de maior destaque ocorreu por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), com a apreensão de 16 quilos de cocaína e 34 quilos de cocaína negra, que foram encontrados em uma mansão de luxo no bairro Ponta Negra, zona Oeste, avaliadas em R$ 19,5 milhões.
Conforme os dados das operações, grande parte das apreensões foi realizada no interior do estado, com a base Arpão atuando nos principais rios usados pelo tráfico, que conta com o reforço de equipamentos.
Os policiais têm atuado com armas de alto calibre e lanchas blindadas, o que aumenta a capacidade de enfrentamento e garante mais segurança nas ações realizadas em regiões de difícil acesso e em rotas próximas à área de fronteira.






