Seis aparelhos celulares provenientes de roubo e furto foram devolvidos nesta terça-feira (1º/10), por meio do 11° Distrito Integrado de Polícia (DIP). Os smartphones foram recuperados após ofício às operadoras de telefonia, que contribuíram com a ação policial.
De acordo com o delegado Marcos Arruda, titular do 11° DIP, neste ano, já foram realizadas outras devoluções de celulares. Nos últimos dias, a equipe do 11° DIP conseguiu recuperar seis aparelhos, das marcas Samsung A14; Iphone 14; Iphone 12 Pro; Galaxy A23; Galaxy S24 e Iphone 11.
“Os eletrônicos são oriundos de roubo e furto e, juntos, estão avaliados em R$ 24,4 mil. Todos eles foram devolvidos para os proprietários. Essa ação ajuda a restaurar a sensação de segurança na população, que passa a confiar nos mecanismos de recuperação dos aparelhos furtados e roubados”, falou o delegado.
Conforme o delegado, as pessoas devem ficar em alerta e evitar distrações quanto ao uso do celular em locais movimentados ou isolados. Mantê-los bloqueados com senhas ou reconhecimento facial e digital é essencial para dificultar o acesso a informações em caso de roubo e furto.
Leia mais:
RecuperaFone: inclusão do IMEI do celular em BOs se faz necessário
RecuperaFone: assistências técnicas são interditadas durante fiscalização no Novo Aleixo
Recuperação de celulares
Conforme o delegado, para a realização dos procedimentos após o crime, é necessário o registro do Boletim de Ocorrência (BO) e apresentação de nota fiscal ou a caixa do aparelho, para fins de comprovação.
“Estes itens fornecem a Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), fundamental para a recuperação do aparelho, com o apoio das operadoras de telefone. Os aparelhos recuperados são informados para as vítimas a partir dos contatos fornecidos por ela na unidade policial, como número de recado, e-mail e rede social”, explicou.

O procedimento utilizado para a devolução do aparelho celular só ocorre após a apresentação de documento que comprove que a vítima de fato é proprietária daquele bem. Uma vez, verificados os documentos, o 11° DIP realiza a entrega do aparelho celular à vítima.
Programa RecuperaFone
No dia 17 de setembro, o Governo do Amazonas lançou o programa RecuperaFone, que integra o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da SSP-AM. O objetivo é desencorajar a compra e o uso de aparelhos adquiridos ilegalmente no estado.
O registro da ocorrência pode ser feito no Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo da residência ou do local do fato, ou também, ou por meio da Delegacia Virtual.

No caso do registro do B.O pela internet, a vítima precisa informar a data e o local da ação criminosa, relatando a rua, bairro, ponto de referência, além do Código de Endereço Postal (CEP).