OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

AM: seis celulares oriundos de roubo e furto são devolvidos aos proprietários

Participe do grupo ONDA POLICIAL

Publicado em:

- Anúncio -

Seis aparelhos celulares provenientes de roubo e furto foram devolvidos nesta terça-feira (1º/10), por meio do 11° Distrito Integrado de Polícia (DIP). Os smartphones foram recuperados após ofício às operadoras de telefonia, que contribuíram com a ação policial.

De acordo com o delegado Marcos Arruda, titular do 11° DIP, neste ano, já foram realizadas outras devoluções de celulares. Nos últimos dias, a equipe do 11° DIP conseguiu recuperar seis aparelhos, das marcas Samsung A14; Iphone 14; Iphone 12 Pro; Galaxy A23; Galaxy S24 e Iphone 11.

“Os eletrônicos são oriundos de roubo e furto e, juntos, estão avaliados em R$ 24,4 mil. Todos eles foram devolvidos para os proprietários. Essa ação ajuda a restaurar a sensação de segurança na população, que passa a confiar nos mecanismos de recuperação dos aparelhos furtados e roubados”, falou o delegado.

Conforme o delegado, as pessoas devem ficar em alerta e evitar distrações quanto ao uso do celular em locais movimentados ou isolados. Mantê-los bloqueados com senhas ou reconhecimento facial e digital é essencial para dificultar o acesso a informações em caso de roubo e furto.


Leia mais:

RecuperaFone: inclusão do IMEI do celular em BOs se faz necessário

RecuperaFone: assistências técnicas são interditadas durante fiscalização no Novo Aleixo


Recuperação de celulares

Conforme o delegado, para a realização dos procedimentos após o crime, é necessário o registro do Boletim de Ocorrência (BO) e apresentação de nota fiscal ou a caixa do aparelho, para fins de comprovação.

“Estes itens fornecem a Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), fundamental para a recuperação do aparelho, com o apoio das operadoras de telefone. Os aparelhos recuperados são informados para as vítimas a partir dos contatos fornecidos por ela na unidade policial, como número de recado, e-mail e rede social”, explicou.

(Fotos: Divulgação/PC-AM)

O procedimento utilizado para a devolução do aparelho celular só ocorre após a apresentação de documento que comprove que a vítima de fato é proprietária daquele bem. Uma vez, verificados os documentos, o 11° DIP realiza a entrega do aparelho celular à vítima.

Programa RecuperaFone

No dia 17 de setembro, o Governo do Amazonas lançou o programa RecuperaFone, que integra o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da SSP-AM. O objetivo é desencorajar a compra e o uso de aparelhos adquiridos ilegalmente no estado.

O registro da ocorrência pode ser feito no Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo da residência ou do local do fato, ou também, ou por meio da Delegacia Virtual.

(Fotos: Divulgação/PC-AM)

No caso do registro do B.O pela internet, a vítima precisa informar a data e o local da ação criminosa, relatando a rua, bairro, ponto de referência, além do Código de Endereço Postal (CEP).

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -