Em Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), um homem foi preso em flagrante, na segunda-feira (20/05), em posse de cinco munições de calibre 38 enquanto dirigia um veículo com restrição de roubo e/ou furto. A abordagem foi realizada na avenida Transamazônica pelos policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com o apoio das equipes que integram a operação Tamoiotatá 4.
A ação ocorreu por volta de 8 horas, em cumprimento da segunda fase da operação que está sendo realizada no Sul do Amazonas, e foi um desdobramento de outra ocorrência de infração ambiental registrada naquele município. Na época, os agentes empregados na operação constataram que o veículo estava com divergência de dados. A informação foi repassada à equipe que substituiu os servidores empregados na primeira fase das ações.
Nesta segunda-feira (20/05), durante deslocamento da viatura do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), os agentes de fiscalização avistaram o carro envolvido na ocorrência anterior. O motorista, ao ser abordado pelas Forças de Segurança, afirmou que não possuía documentação do veículo.
Os servidores constataram que a placa do veículo não conferia com o chassi do carro. Após consultas, as equipes confirmaram pela numeração do chassi que havia uma restrição de roubo/furto.
Ao todo, as apreensões do veículo e das cinco munições somam danos de R$ 130 mil ao crime.
Após receber voz de prisão em flagrante, o homem informou aos policiais que o carro era de outra pessoa e indicou a residência do suspeito. A dupla foi conduzida ao 71° Distrito Integrado de Polícia (DIP), do município para os procedimentos de polícia judiciária.
Primeira fase da Operação
Dados preliminares da primeira fase da operação Tamoiotatá 4, realizada entre os dias 30 de abril e 19 de maio, mostram que foram apreendidas três armas de fogo; 65 munições e sete motosserras. No período, as equipes empregadas nas ações percorreram 2.341 quilômetros durante as fiscalizações.
Durante as ações, 12 alvos foram fiscalizados pelas equipes resultando em expedições de três autos de infração ambiental; dez termos de embargo e na condução de uma pessoa suspeita de praticar crimes ambientais na região sul do Amazonas.
Operação Tamoiotatá
A operação Tamoiotatá é uma Força-Tarefa criada pelo Governo do Amazonas e conta com as equipes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), da Polícia Militar (PMAM), da Polícia Civil (PC-AM), o Corpo de Bombeiros (CBMAM), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
As ações são desencadeadas no Sul do Estado e visam a repressão de crimes ambientais. As equipes da segunda fase da operação já estão em campo realizando fiscalizações na região.