Na sexta-feira (10/01), a equipe de intervenção da Base Arpão 2 apreendeu 250 quilos de maconha do tipo skunk. A droga, que estava dentro de uma embarcação tipo voadeira, foi apreendida pela Polícia Militar (PMAM), no rio Negro, nas proximidades de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).
De acorco com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), as equipes de intervenção da Base Arpão 2 estavam em patrulhamento fluvial, no rio Negro, quando por volta das 7h45, viram a voadeira parada com a proa mais baixa que a popa e sem ocupantes. Ao terem se aproximado, notaram que uma lona preta estava cobrindo a embarcação.
Durante a revista, os policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) encontraram 243 tabletes de entorpecentes. Todo o material foi encaminhado para a Base Arpão 2, onde, após procedimentos realizados pela perícia do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), foi constatado ser maconha do tipo skunk.
Ao todo, os 243 tabletes totalizaram 250 quilos da droga. Além do entorpecente, a voadeira e o motor foram apreendidos. Com a apreensão, a SSP-AM estima ter causado danos de R$ 5,05 milhões ao crime.
Outro caso
Os policiais militares em operação na Base Fluvial Arpão 1, apreendeu mais de seis quilos de maconha do tipo skunk, na noite desta sexta-feira (10/01), nas proximidades de Coari, no interior do Amazonas. A droga encontrada estava camuflada dentro de sacas de tucumã, e tinha como destino final a cidade de Manaus.
Por volta das 21h, a equipe de intervenção da Base Arpão 1, realizou abordagem à embarcação Navio Motor G. M Oliveira, que havia saído de Tabatinga com destino a capital. A ação de rotina faz parte da operação Protetor das Fronteiras/Fronteira Mais Segura, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Leia mais:
Polícia apreende drogas disfarçadas de cebolas no Amazonas
VÍDEO: Criança vomita ao aparecer em jornal ao vivo da Globo
Durante o procedimento, os cães de faro narcótico da PMAM sinalizaram a suspeita de entorpecentes dentro de umas sacas de fibra. Ao terem aberto as encomendas, os policiais encontraram em meio a carga de tucumã, os seis tabletes de maconha do tipo skunk.
Aos policiais, o responsável pela embarcação informou que as sacas haviam sido despachadas como encomendas. O material ilícito foi embarcado em Tabatinga e iria ser entregue a uma mulher em Manaus.
Procedimentos
Todo material ilícito avaliado em cerca de R$ 130 mil, foi apreendido e levado para a Base Arpão. O responsável pela embarcação, também, foi encaminhado à base fluvial para prestar esclarecimentos.