Para promover uma Festa dos Visitantes segura para crianças e adolescentes, em Parintins, no interior do Amazonas, foi realizado o controle do acesso de menores de 12 anos ao Bumbódromo. A restrição para menores dessa faixa etária foi uma decisão conjunta entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o Ministério Público (MP-AM), Defensoria Pública (DPE-AM) e o executivo estadual.
Além de controlar e impedir que a determinação da Justiça fosse descumprida, a Sejusc atuou, ainda, no controle do acesso de adolescentes maiores de 12 anos, que puderam participar do evento desde que acompanhados dos pais ou responsáveis.
Nos casos de adolescentes desacompanhados, foi exigida a autorização com firma reconhecida em cartório ou o documento emitido pela DPE-AM e MP-AM.
A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, acompanhou os trabalhos e falou sobre as poucas ocorrências registradas. Entre 17h e 22h, quando o fluxo de público foi maior nos portões de entrada, foram realizadas abordagens e orientações, sempre que necessário.
Leia mais:
Exclusivo: Wilson Lima fará anúncio importante na primeira noite do 57º Festival de Parintins
Segundo ela, o resultado positivo é fruto de uma série de ações de prevenção que foram realizadas em conjunto a diversos órgãos, incluindo a segurança privada terceirizada que atua no Bumbódromo. “Este ano, a população recebeu a informação mais cedo sobre o acesso da idade. Desde a semana passada, reforçamos essa comunicação para que o público soubesse exatamente o que é permitido e o que não seria”, afirmou.
A rede de proteção também agiu de forma coordenada e estratégica, envolvendo o MP-AM, os conselheiros tutelares de Parintins, além da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) para o controle do acesso aos portões do Sambódromo.
Para reforçar a orientação sobre a permissão, na tarde desta quinta-feira (27/06), técnicos da Sejusc capacitaram os agentes de portaria e profissionais que atuam nas entradas. “Essa capacitação não foi somente para a Festa dos Visitantes, mas para os 4 dias de festa, o que inclui as noites do festival”, lembrou Jussara Pedrosa.