A diretoria do Boi-Bumbá Garantido divulgou uma nota oficial nesta quinta-feira (3/7) em resposta às acusações que vêm sendo feitas após o resultado do 58º Festival Folclórico de Parintins. O comunicado classifica as denúncias como infundadas e reforçou o compromisso com a verdade, o respeito e a cultura popular.
Segundo a publicação, a diretoria do Garantido tomou conhecimento da lista oficial de jurados dias antes do início do festival. Ao identificar possíveis vínculos de três jurados com integrantes do boi-bumbá Caprichoso, de acordo com o comunicado, foi solicitado a substituição desses nomes junto à Prefeitura de Parintins, responsável pela comissão de jurados do Festival, e também ingressado com um pedido de impugnação no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A solicitação, no entanto, foi indeferida.
Garantido optou por seguir no festival
O comunicado ainda afirma que, apesar da decisão judicial, o Garantido optou por seguir no festival “com responsabilidade e respeito”, destacando que apresentou todos os 21 itens avaliativos com excelência e dentro dos critérios técnicos estabelecidos em regulamento. A diretoria afirmou que reduzir o resultado a apenas um item é uma forma de desrespeitar o trabalho coletivo de artistas, técnicos, brincantes e comunidades envolvidas na construção do espetáculo.
Leia mais:
Garantido realiza Festa da Vitória neste sábado (5/7) no Sambódromo
Ex-sinhazinha do Caprichoso diz acreditar na vitória do Garantido em 2025: “Ele segue o regulamento”
Ausência de provas do Caprichoso
A publicação também critica a ausência de provas por parte do boi Caprichoso, mencionando que as acusações públicas têm sido acompanhadas de ataques pessoais, intolerância religiosa, misoginia e linchamentos virtuais.
“Essa dedicação não pode ser apagada por narrativas oportunistas que tentam desacreditar a vitória conquistada com trabalho, dedicação e amor à cultura popular”, diz um trecho da nota.
O comunicado ainda condenou o uso do recente luto enfrentado pela agremiação como instrumento de discurso, classificando a atitude como “desumana”.
Garantido pede por respeito
Encerrando a publicação, o Garantido reforçou o pedido por respeito e maturidade no debate sobre o festival e celebrou o título conquistado na arena. “A vitória é nossa!”, conclui a nota.
Ver essa foto no Instagram