Nesta quarta, 10, a ministra Rosa Weber foi eleita nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Além dela, o ministro Luís Roberto Barroso foi eleito o vice-presidente. A posse de ambos está marcada para o dia 12 de setembro.
Ambos foram eleitos por 10 votos a um. A eleição é feita entre os próprios ministros do tribunal. O STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio, baseado no critério de antiguidade: é eleito o ministro mais antigo e que ainda não tenha presidido a corte. O mandato de Weber vai durar até outubro de 2023, quando ela se aposentará ao completar 75 anos.
Leia mais:
STF concede a estados direito a compensações financeiras por perdas no ICMS
Moraes suspende efeitos de decreto que prejudica ZFM
Ela disse:
“Nesses tempos tumultuados que nós estamos vivendo, o exercício deste cargo trata-se de um imenso desafio”.
Hoje também, a corte realizou sessão virtual na qual aprovaram reajuste salarial de 18% para juízes e servidores do Judiciário, em essência concedendo aumento a si mesmos.
Ao longo dos últimos meses, associações de magistrados e de servidores vêm pressionando o STF no sentido da necessidade do reajuste. Os juízes não têm recomposição salarial desde 2018, e servidores não tem aumento desde 2016. A proposta agora vai tramitar no Congresso Nacional, onde serão realizadas negociações com a equipe econômica do governo.