Voluntários da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), em parceria com médicos veterinários voluntários, resgataram mais de 50 animais, durante a quarta-feira (08/05), em áreas afetadas pela tragédia ambiental no Rio Grande do Sul (RS).
Um dos resgates envolveu três cães da raça São-bernardo, que foram encontrados presos no segundo andar de uma casa inundada. Eudenis Dantas, advogado animalista especializado em resgate de animais desastres, conta com mais detalhes.
“As incursões são bem complicadas por conta da destruição que a água deixou, dificultando o acesso aos animais. Fizemos um resgate bem atípico, pois eram 3 são-bernardos, cachorros grandes e pesados, um deles tinha cerca de 80 quilos. Então, foi necessário uma logística de acesso para acessar a parte da casa e fazer a transposição desses animais na lancha”, detalhou.
📌 Voluntários do Amazonas resgatam animais ilhados no Rio Grande do Sul pic.twitter.com/DIp581EMnD
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 9, 2024
Saiba mais:
- Comissão de Proteção aos Animais da Aleam mobiliza equipe para auxiliar vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul
- VÍDEO: Cavalo “Caramelo” é resgatado com sucesso de telhado em Canoas
A CPAMA-Aleam é a única equipe no Brasil com capacitação técnica especializada em resgate de animais em desastres. Sua preparação incluiu a participação no “V Simpósio Internacional de Medicina Veterinária de Desastres”, realizado em dezembro de 2023, em Betim, Minas Gerais, promovido pelo Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte – GRABH.
Enquanto isso, a situação dos animais no RS permanece crítica, com muitos presos nos telhados das casas ou muros em busca de segurança.O resgate, segundo os voluntários, é desafiador devido à saúde debilitada dos animais, que sofrem com hipotermia e desidratação.
Além disso, a separação de seus tutores agrava o estado emocional dos pets, evidenciando a urgência de assistência e apoio contínuos.
A ação é liderada pela deputada Joana Darc (UB-AM) e ocorre em meio a uma das maiores crises ambientais já enfrentadas pelo estado.
*com informações da assessoria