Nesta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou na Cúpula do Mercosul, que aconteceu em Montevidéu, Uruguai, mas o que chamou a atenção foram as expressões faciais do presidente da Argentina, Javier Milei, durante a fala do petista.
Com fones de ouvido para acompanhar a tradução do discurso de Lula, Milei sorriu, levou as mãos para o rosto, arqueou as sobrancelhas e olhou fixamente para frente, sem encarar Lula que estava sentado próximo a ele.
O presidente brasileiro discursava para celebrar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE), fazendo elogios aos países da América do Sul.
‘‘Nossa pujança agrícola e pecuária nos torna garantes da segurança alimentar de vários países do mundo, atendendo a rigorosos padrões sanitários e ambientais. Não aceitaremos que tentem difamar a reconhecida qualidade e segurança de nossos produtos. O Mercosul é um exemplo de que é possível conciliar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental”, disse Lula.
Lula e Milei sentaram-se próximos durante o encontro para anunciar a conclusão das conclusões dos acordos entre Mercosul e a União Europeia. O presidente brasileiro destacou a qualidade da agropecuária brasileira.
Leia mais:
Lula fará última reunião ministerial de 2024 no dia 19 de dezembro
Governo Lula é reprovado por 90% do mercado financeiro, diz nova pesquisa Quaest
Milei assumiu nesta sexta a presidência do Mercosul e apresentou suas prioridades para o grupo, como a criação de uma agência de combate ao crime organizado e a flexibilização dos regulamentos internos do bloco.
O presidente argentino também disse que o bloco “não funciona” no seu estado atual e que deve ser adaptado para ser “funcional para as necessidades dos seus integrantes”.
Veja vídeo – Site Metrópoles