O guia de turismo Yco Campos registrou um exemplo da luta pela sobrevivência no Pantanal mato-grossense: um jacaré estava se alimentando de uma piranha às margens do rio Cuiabá, no Corixo do Caxiri, na região do Parque Estadual Encontro das Águas, quando uma onça se jogou sobre ele e acabou garantindo seu café-da-manhã.
Veja o vídeo abaixo:
A cena foi gravada no último domingo (6/10) e o parque se situa entre Poconé e Barão de Melgaço.
Leia mais:
Jacaré é encontrado pela Receita Federal dentro de encomenda em Fortaleza
VÍDEO: Onça-parda se pendura em muro e chega a invadir casas
Nas imagens, é possível ver a habilidade da onça, que atacou o jacaré antes mesmo deste terminar de se alimentar. A onça é um macho de aproximadamente três anos, chamado de Ipepo.
Yco Campos estava com turistas e outros três colegas de trabalho, divididos em três barcos, quando foram surpreendidos pela cena de vida selvagem. Ele disse:
“Quando eu vi o Ipepo subindo no barranco, eu fui para frente, peguei uma luz boa e quando eu cheguei o jacaré estava comendo uma piranha. Na hora que o jacaré foi mais para o raso e mordeu a piranha, o Ipepo escutou a mordida e ‘mandou a bala’ lá de cima”.
O guia disse que lutas entre onças e jacarés são comuns no parque, mas é muito difícil registrar uma delas. Ele afirmou:
“Tem que estar na hora certa! Se encontrar uma onça caçando, tem que estar sempre seguindo”.
O Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal mato-grossense, tem 108 mil hectares de extensão, e é considerado um dos maiores abrigos de onças-pintadas do mundo. Combinado com o ecoturismo, os turistas podem passear de barco pelo bioma enquanto fazem o monitoramento das onças através de fotos e vídeos.
Com informações de G1