Os votos de casamento de Melissa Dantas Caldeiras Fiuza, de 18 anos, geraram ampla repercussão nas redes sociais nesta segunda-feira (4/2). Durante a cerimônia religiosa, a jovem declarou submissão e obediência ao marido, Lucas Caldeira Fiuza, de 21 anos, em um discurso que emocionou os convidados, mas também provocou debates acalorados na internet.
O casamento aconteceu no 21 de dezembro de 2024, na Igreja Presbiteriana de Aimorés (MG), cidade natal da noiva. Atualmente, o casal mora em Barra de São Francisco (ES), terra natal de Lucas Caldeira.
👰♀️ Noiva faz voto de submissão ao marido em casamento e gera polêmica
⤵️⤵️⤵️ pic.twitter.com/j0Njub7qjE
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 4, 2025
O momento dos votos foi registrado e compartilhado no X (antigo Twitter), onde viralizou e gerou opiniões divergentes. Nas imagens, Melissa aparece ajoelhada, segurando a mão do marido, e declara:
“Eu pra sempre me submeterei a você, Lucas. Pra sempre te respeitarei. Pra sempre te honrarei como o cabeça do nosso lar. (…) Eu prometo e declaro que serei uma esposa submissa a você enquanto permanecemos fazendo a obra de Deus.”
A publicação rapidamente gerou milhares de interações, dividindo opiniões entre críticas e elogios. Alguns internautas consideraram o discurso um retrocesso para o papel da mulher na sociedade.
Apesar das opiniões negativas, Melissa afirmou que não se abala com os comentários e quer servir de exemplo para outras mulheres que sonham com o casamento.
“Sempre dizem que o lugar da mulher é onde ela quiser, mas quando escolho cuidar do meu marido sou criticada. Quero que as mulheres se inspirem em mim”, declarou a moça, que planejou os votos seis meses antes da cerimônia, sem o conhecimento do noivo.
Leia mais
Cena curiosa: Reação de menino ao ver Bianca Censori nua no Grammy viraliza
Patinadora holandesa Joy Beune posa nua e bate recorde de vendas da Playboy
“Me inspirei em um vídeo de uma mulher nos Estados Unidos que fez algo parecido. Como só se casa uma vez, quis aproveitar a oportunidade para expressar aquilo em que acredito”, explicou Melissa.
Lucas também se emocionou com as palavras da esposa e destacou que a submissão mencionada nos votos está baseada em princípios bíblicos.
“Ela se submetendo a mim é um princípio bíblico, assim como meu papel é amá-la e dar minha vida por ela”, afirmou o noivo.
Melissa e Lucas se conheceram em 2019, durante um acampamento religioso na cidade de Fundão (ES). Na época, ela tinha 12 anos, e ele, 16. O relacionamento começou três anos depois, com Lucas pedindo permissão ao pai da jovem para namorar.
Em 2023, Lucas fez o pedido de noivado, e a cerimônia foi marcada para dezembro de 2024, logo após Melissa completar 18 anos.
De início, os noivos receberam apenas elogios de familiares e amigos.
“As pessoas nos procuraram dizendo que foi uma cerimônia emocionante e marcante. Mas, quando o vídeo saiu da nossa bolha cristã, surgiram as críticas. Muita gente viu como humilhação, mas nós não enxergamos dessa forma”, concluiu Melissa.
*Com informações do G1