A mãe de um dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, que escaparam no último dia 14/2, gravou um vídeo no qual faz um apelo às autoridades, pedindo que eles não sejam mortos. Nesta segunda-feira, 19/2, é o sexto dia de buscas pelos fugitivos, que empreenderam a primeira fuga do sistema prisional de segurança máxima federal em toda a sua história.
Nelita Nogueira da Silva, mãe de Rogério Mendonça da Silva, pediu aos agentes que façam a recaptura para que os detentos possam voltar à prisão e cumpram as suas penas. No vídeo, ela afirma:
“Peço à população que não fique com medo, porque eles não são bandidos perigosos de estar fazendo mal às pessoas”.
Nelita continua:
“Quero que eles sejam resgatados e voltem de novo para a prisão para que cumpram pena. Peço às autoridades que tragam o meu filho com vida, que não tirem a vida deles. Colocaram atiradores de elite. Faço esse apelo: não matem. É o apelo de uma mãe”.
Leia mais:
Em coletiva, Lewandowski diz que fugitivos ainda devem estar perto do presídio de Mossoró
“Parece que teve a conivência de alguém do sistema”, diz Lula sobre fuga de presos em Mossoró
Veja no vídeo abaixo:
Rogério e Deibson Cabral Nascimento fugiram pelo telhado da cela. Os dois têm ligação com o Comando Vermelho (CV) e foram transferidos para o presídio federal de Mossoró (RN) em setembro de 2023 a pedido do MP do Acre, acusados de participar de uma rebelião com cinco mortos na penitenciária Antônio Amaro Alves, em Rio Branco (AC).
Os dois fizeram uma família de refém na última sexta, 16, na área rural de Mossoró: Eles invadiram a fazenda onde a família reside e partiram levando alimentos, telefones celulares e carregadores. Segundo a polícia, não houve violência.
O trabalho de buscas está concentrado em um perímetro de 15 km no entorno do presídio. Participam policiais federais, policiais rodoviários federais, policiais civis e policiais militares. Há ainda agentes da Polícia Penal Federal e da Polícia Penal do Rio Grande do Norte, que atuam com os grupos de operações especiais e de cães.
As circunstâncias da fuga estão sendo investigadas.
*Com informações de UOL