Na noite desta terça-feira (14/11), um ‘corredor de fogo’ assustou motoristas que passavam no km-646 da BR-262, próximo ao Buraco das Piranhas, no município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. As imagens das chamas foram divulgadas pelo Instituto do Homem Pantaneiro (IHP) e mostram um carro passando em meio às labaredas de fogo que tomavam conta da pista.
A série de queimadas vem do Pantanal e se espalham pelos dois estados em que fica o bioma: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo a ONG, essa região do Pantanal já está seriamente afetada pelo fogo. Nesta quarta-feira (15/11), o trecho chegou a ser interditado.
Segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), um milhão de hectares já foram queimados no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, de janeiro até agora. Comparado ao ano anterior, é considerado o triplo.
Os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que neste ano, em todo o Pantanal foram registrados 4.596 focos de calor, mais da metade somente neste mês de novembro.
Leia mais:
Em ataque massivo, drones russos causam incêndios em cidades ucranianas
Força Nacional é autorizada a combater incêndios no sul do Amazonas
Fumaça em Manaus teve origem em Autazes, Careiro e Iranduba no AM
Atualmente em Corumbá, em dez dias, oitenta e quatro mil hectares foram queimados no pantanal do Rio negro. Atualmente, essa é a maior área pantaneira atingida por incêndios no estado.
Devido aos grandes incêndios florestais no Pantanal, os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, decretarem situação de emergência pelo prazo de 90 dias, em Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho.
Veja o vídeo:
📌Vídeo: Incêndios no Pantanal fazem BR-262 virar 'corredor de fogo pic.twitter.com/goFTH20cMN
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 16, 2023