As recentes chuvas que têm causado destruição e tragédia no Acre podem ter outras consequências, inesperadas, para a cidade de Brasileia, assolada pelas águas: No bairro de Leonardo Barbosa, nos fundos da cidade, a única rua de acesso também foi engolida pela água e as imagens da erosão indicam que o bairro pode ter ficado anexado ao território da Bolívia.
A cidade se situa na fronteira entre Brasil e Bolívia. A prefeita Fernanda Hassem disse à imprensa que só terá certeza quando a água baixar, mas que tudo indica que o cenário seja este.
Ela disse:
“Nós precisamos de ajuda. Toda ação que estamos fazendo é humanitária e vamos precisar reconstruir a cidade.
Até a minha casa está toda submersa. Eu até consegui tirar a maior parte das coisas. Na cheia do ano passado eu perdi tudo. Minha dor é até pequena perto dos outros que perderam tudo”.
Leia mais:
Conselheiro do TCE-AM tem reunião com o Governador do Acre sobre plano ambiental para a Amazônia
Casal desaparece após forte chuva na região metropolitana de SP
Os rios no estado já subiram 15,58 metros, superando todas as maiores marcas históricas. Em Brasileia, apenas dois bairros estão com energia.
Já isolada por via terrestre, a cidade teve 32 pontes destruídas pelas cheias. Seis comunidades estão completamente isoladas. O fórum, a prefeitura e a delegacia da cidade estão debaixo d’água. Ao todo, 15 prédios públicos estão inundados.
Veja abaixo:
📌VIDEO: Imagens de drone indicam que chuvas no Acre podem ter "movido" bairro de uma cidade para o território da Bolívia
Cidade de Brasileia, na fronteira entre Brasil e Bolívia, foi inundada pelas fortes chuvas dos últimos dias. pic.twitter.com/D13qslqDuZ
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 29, 2024
*Com informações de CNN Brasil